
Evento de lançamento conta com presença do vice-reitor, Telmo Ronzani (ao centro), e de outros representantes da administração superior da UFJF (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
A Pró-Reitoria de Inovação (Proinova) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, nesta terça-feira, 2, o Radar de Oportunidades. Tendo seu acesso disponível dentro do Siga-X, a plataforma tem a função de facilitar o acesso da comunidade acadêmica e de seus parceiros externos a editais, financiamentos e programas de apoio.
Pioneira na área, a iniciativa foi desenvolvida através de parceria entre o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da UFJF. Ela busca atender demandas coletivas de variados setores da Universidade e conta também com uma versão disponível no site do Critt para acesso de empresas e parceiros externos.

Pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, ressalta que plataforma facilita busca de oportunidades para a comunidade acadêmica e para empresas e parceiros externos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
A plataforma, que pode ser acessada de forma gratuita, traz a possibilidade de uma postura proativa na busca de oportunidades, apresentando, de forma organizada e intuitiva, informações sobre processos de captação de recursos para startups e fomento de parcerias entre universidades e instituições públicas e privadas, além de editais internos de projetos de extensão, bolsas e estágios.
O pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, ressalta que os processos públicos trazem uma linguagem técnica e por vezes burocrática. A plataforma, segundo ele, além de utilizar algoritmos e inteligência artificial para destacar as principais informações de cada edital, oferece para o usuário ferramentas de busca, como filtros por tipo de edital, instituição, prazo, e qualificação necessária.
“O Radar simplifica muito esse processo, transformando o que seria aquele requisito de burocracia em um linguajar mais simples, mais fácil, em que é possível identificar de forma muito ágil se aquela oportunidade é para o usuário e se ela está aderente ao que ele está desenvolvendo.”
A plataforma já está disponível para uso e conta também com formulário para usuários apontarem possibilidades de melhorias.
