Zumbi dos Palmares, líder da resistência quilombola

A Pró-Reitoria de Cultura com o apoio da Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convida artistas visuais — estudantes ou profissionais — de Juiz de Fora, Governador Valadares e regiões próximas, para a apresentação de propostas para a mostra “Zumbi, Liberdade Sempre!”. A iniciativa celebra a relevância de Zumbi dos Palmares como líder da resistência quilombola, destacando sua luta contra a escravidão e sua influência na contínua mobilização contra a opressão, a invisibilidade e o preconceito racial.

A exposição de arte visual, em diversas linguagens, homenageia os 370 anos de nascimento de Zumbi, símbolo da história afro-brasileira e da resistência coletiva do povo negro. Além de destacar uma luta que permanece atual e necessária, a mostra busca valorizar a diversidade da produção artística nos campi da UFJF e em suas regiões, incentivando o diálogo sobre o legado histórico, político e cultural de Zumbi. Os trabalhos selecionados serão expostos na galeria Espaço Reitoria, no campus, em novembro – mês da Consciência Negra.

Cada artista poderá se inscrever com até três trabalhos de sua autoria, até o dia 30 de setembro, por meio de formulário on-line.  É necessário apresentar fotografia do trabalho; ficha técnica contendo título, técnica, ano, local de realização e dimensão da obra; além de breve memorial descritivo sobre o trabalho. Para cada artista será concedido o espaço máximo de 150 cm (na horizontal) por 200 cm (na vertical).

A seleção será feita por comissão a ser nomeada pela Procult. O resultado será divulgado em 6 de outubro, e as obras deverão ser entregues entre os dias 1º e 10 de novembro.