
O objetivo, segundo a professora Júlia Mendes, é discutir interesses em comum e identificar potenciais colaboradoras para os trabalhos (Foto: arquivo pessoal)
A Women’s Research Engineers Network (WREN), rede global dedicada ao fortalecimento da presença feminina na pesquisa em Engenharia, realiza no dia 2 de outubro a edição internacional do WREN’s Researchers Tinder. O evento, que conecta pesquisadoras do Brasil e da Austrália, será totalmente on-line e gratuito para mulheres da área interessadas em ampliar sua rede de contatos e estabelecer parcerias de pesquisa.
A iniciativa tem como proposta aproximar pesquisadoras de diferentes países por meio de sessões de “speed dating” virtual. Nessas rodadas rápidas de conversa, cada participante poderá apresentar sua linha de pesquisa, discutir interesses em comum e identificar potenciais colaboradoras. A partir desses encontros, a expectativa é fomentar parcerias de curto, médio e longo prazo, que podem resultar em coorientações, artigos conjuntos e submissão de projetos a editais de fomento internacionais.
O público-alvo inclui mulheres cis e trans com atuação em engenharia, em nível de mestrado ou superior, doutorandas, pós-doutorandas, professoras universitárias ou profissionais da indústria envolvidas com pesquisa. É necessário ter fluência em inglês para participar. As inscrições estarão abertas até 15 de setembro e o resultado das pesquisadoras selecionadas será divulgado no dia 22 do mesmo mês. O formulário de inscrição está disponível no site oficial da WREN.
A professora do Departamento de Construção Civil da UFJF Júlia Castro Mendes é representante brasileira da WREN há três anos e explica melhor o formato do evento: “Cada sala conta com até 14 participantes, selecionadas de acordo com a proximidade de suas áreas de atuação. Na última edição, além da UFJF e da UNIFEI, participaram pesquisadoras da UFTPR, UFLA, UFV, CEFET-MG e UFC. Este ano, ampliamos para um público internacional”, destaca.
A professora lembra ainda que a UFJF tem atuado como um dos principais pilares da rede desde 2023, ano em que, com financiamento da WREN, visitou universidades australianas e iniciou parcerias estratégicas. Desde então, a instituição também tem colaborado na organização do WREN Symposium, evento científico internacional que reúne pesquisadoras de diversas áreas para publicação de trabalhos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Researchers Tinder é uma oportunidade de networking internacional, o estímulo a colaborações multidisciplinares, a ampliação das perspectivas de desenvolvimento de carreira e a possibilidade de gerar parcerias de pesquisa concretas.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: info@thewren.global.
