Uma pesquisa desenvolvida no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu Menção Honrosa durante a VII Escola de Inverno em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. O evento, realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP) entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, reuniu alguns dos principais trabalhos da área no país.
O estudo intitulado “Formação para prática clínica do educando do curso de Farmácia de uma instituição pública de Minas Gerais: contribuição dos estágios sob a perspectiva dos discentes” foi apresentado na modalidade oral pelo discente Yan Márcio de Moura e Silva, aluno do curso de Farmácia e integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Cuidado Farmacêutico (GEICF). “Participar da VII Escola de Inverno foi gratificante para mim, uma semana inesquecível com assuntos muito relevantes dentro da farmácia clínica que agregou muito na minha vida pessoal e acadêmica”, relatou Yan.
O trabalho contou ainda com a coautoria de Guilherme Gomes Grossi, Lauro César da Silva Maduro, Carina Carvalho Silvestre e Sabrina Cerqueira Santos, sob orientação da professora Larissa de Freitas Bonomo, que destacou: “O reconhecimento conquistado pelo discente é fruto do trabalho colaborativo de uma equipe comprometida com a formação em saúde e com a ciência e do engajamento do estudante na realização das etapas do estudo”.
A pesquisa premiada buscou compreender, sob a perspectiva dos próprios alunos, a contribuição dos estágios curriculares obrigatórios para a formação clínica dos estudantes de Farmácia de uma instituição pública mineira.
De acordo com as respostas dos estudantes, a vivência em diferentes cenários práticos — como farmácia comunitária, hospitalar e universitária — proporcionou experiências diversificadas em serviços clínicos. Essa imersão contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências essenciais à prática farmacêutica, levando à conclusão de que o componente prático é fundamental e ressaltando a importância de uma formação clínica de qualidade para a profissão.

