A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com quatro processos seletivos abertos para bolsistas e supervisores das áreas de Letras ou Pedagogia e Matemática. As vagas estão inseridas no projeto de extensão tecnológica “Aprender em Rede”, realizado pela UFJF em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora. As inscrições para os quatro processos seletivos estarão abertas até esta terça, dia 26, por meio de formulário on-line (mais informações abaixo). 

O programa “Aprender em rede: programa de recomposição de aprendizagens” envolve a capacitação de professores e coordenadores das escolas municipais, com objetivo de implementar ações pedagógicas para melhorar a aprendizagem e apoiar estratégias voltadas ao desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Está prevista a criação de materiais de apoio, oficinas e suporte técnico. 

Para bolsistas 

Estão sendo ofertadas 66 vagas para bolsistas, sendo metade delas para alunos da graduação em Matemática, e as outras 33 para estudantes de Letras ou Pedagogia da UFJF. As bolsas têm o valor de R$700 mensais, com carga horária de 20 horas semanais entre setembro e dezembro de 2025. 

Para as duas áreas, podem se inscrever alunos que estejam regularmente matriculados na UFJF (integral, licenciatura diurna, noturna e EaD) e tenham disponibilidade para reuniões semanais e deslocamentos até as escolas municipais. Para as vagas em Letras ou Pedagogia, especificamente, os alunos interessados devem ter a Língua Portuguesa como idioma materno. 

Além da participação em encontros do grupo, as atividades envolvem o acompanhamento de alunos do 5° ao 9° ano da rede municipal, correção de atividades, produção de registros e colaboração nas formações para professores. 

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line:

Formulário – bolsa em Letras

Formulário – bolsa em Matemática

Para supervisores

Estão sendo ofertadas 14 vagas para supervisores do projeto “Aprender em rede”, sendo sete para Matemática e sete para Língua Portuguesa. As bolsas têm o valor de R$1.100 mensais, com carga horária de 20 horas semanais entre setembro de 2025 e janeiro de 2026.

Para ambas as áreas, podem se inscrever professores, preferencialmente da rede municipal, que possuam título de mestre e experiência em ensino e/ou formação continuada de professores. Cada edital prevê dois perfis de atuação: um com foco em orientação de bolsistas e elaboração de materiais (Perfil 1) e outro voltado para ações formativas com professores da rede (Perfil 2).

As atribuições incluem orientar e acompanhar bolsistas de graduação que atuarão com alunos do 9º ano, elaborar planos de aula e materiais para recomposição das aprendizagens, coordenar reuniões e participar da produção do material final do projeto. No caso do Perfil 2, também será necessário planejar e conduzir formações para docentes do Ensino Fundamental, especialmente voltadas ao 5º ano.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line:

Formulário – supervisor de Língua Portuguesa

Formulário – supervisor de Matemática

Inscrições

As inscrições para os quatro processos seletivos estarão abertas até amanhã, 26 de agosto, até às 23h59. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário específico da área e anexar, em PDF, os documentos comprobatórios exigidos nos editais, como identidade, comprovante de matrícula ou vínculo e histórico escolar (para bolsistas) ou diploma e declarações de experiência (para supervisores). Após a inscrição, a análise da documentação será feita entre 27 e 29 de agosto.

Resultado

O resultado parcial será divulgado no dia 30 de agosto, com prazo de 24 horas para recursos. O resultado final sairá até 31 de agosto no site do projeto, e os selecionados devem comparecer à reunião inicial no dia 1º de setembro, às 14h, no Auditório da Faculdade de Letras da UFJF. Atenção: a ausência nesta etapa pode levar à desclassificação.