A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta segunda-feira, 18, o edital para a concessão onerosa do espaço gastronômico localizado no Centro de Vivência da UFJF, no campus-sede. A iniciativa busca selecionar empresa especializada em serviços de alimentação para instalar e administrar restaurante e lanchonete no local, com o oferecimento de refeições e lanches tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo que circula pelo campus.
O contrato terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 10 anos, e prevê a exploração de uma área de 171,92 m².
Veja o Edital (demais documentos ao final).
Quais são os critérios para participação?
Podem participar do pregão eletrônico empresas do ramo de alimentação que estejam previamente cadastradas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e no Sistema de Compras do Governo Federal (ComprasNet) . O edital proíbe a participação de organizações com pendências legais ou condenações por práticas de trabalho infantil e análogo à escravidão, além de empresas com vínculos diretos com dirigentes da UFJF ou impedimentos previstos em lei.
Prazos para envio de propostas
O pregão eletrônico será realizado no dia 8 de setembro de, às 9h (horário de Brasília), por meio da plataforma Compras Net. As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas exclusivamente pelo sistema eletrônico, até o horário de abertura da sessão pública. Para participar, é necessário estar previamente credenciado no SICAF e no ComprasNet, conforme exigido no edital do Pregão Eletrônico nº 90019/2025.
Valor mensal do aluguel
O espaço possui uma área de 171,94 m² e o valor mensal para a concessão é de R$5.799,52, totalizando R$ 69.594,27 ao ano. O contrato prevê descontos temporários no aluguel de 70% durante os recessos acadêmicos (janeiro, fevereiro e julho) e de 90% em caso de greve com duração superior a 15 dias.
O que a empresa precisa oferecer
Antes do início das atividades, a concessionária deverá realizar adequações no espaço, conforme o projeto elaborado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra/UFJF). O contrato também exige a comercialização de uma cesta mínima de produtos, composta por refeições completas, incluindo opções vegetarianas, além de lanches e bebidas.
Além da garantia da qualidade do alimento, a concessionária deverá seguir práticas de sustentabilidade, como a correta destinação do óleo de cozinha, a separação de resíduos recicláveis e o uso racional de água e energia.
Expectativa para o início das atividades
O início do funcionamento dependerá da conclusão das obras de adequação e será autorizado por meio de Ordem de Serviço emitida pela UFJF. O edital define como horário de funcionamento obrigatório:
- De segunda a sexta-feira: das 9h às 17h, com almoço servido entre 11h e 15h;
- Aos finais de semana e feriados: das 9h às 15h, com almoço entre 12h e 14h.
Ainda segundo o edital, os horários estabelecidos poderão ser alterados, em havendo necessidade, desde que aprovados e/ou propostos pela concedente.
Serviço
Edital Pregão eletrônico nº 90019/2025
Anexo A – Termo de Referência Anexo I – Memorial Descritivo e Especificações Técnicas Anexo II – Minuta de Contrato Apêndice do Anexo I – Estudo Técnico Preliminar
Anexo I – Memorial Descritivo e Especificações Técnicas
Apêndice do Anexo I – Estudo Técnico Preliminar
Data: 8 de setembro de 2025, às 9h (horário de Brasília)
Plataforma: ComprasNet (www.gov.br/compras)
Valor mensal: R$ 5.799,52 (R$ 69.594,27 ao ano)

