Mostra busca refletir sobre a herança simbólica e emocional transmitida ao longo de gerações femininas.

A Galeria Guaçuí, localizada no prédio do Instituto de Artes e Design (IAD), recebe até o dia 4 de setembro a exposição “Mulheres Antes de Mim”, da artista Andréa Coutinho. A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, com entrada gratuita.

Inspirada em verdades e memórias, Andréa Coutinho constrói uma narrativa que não se limita a revisitar o imaginário de seus pais ou as expectativas em torno do seu nascimento. A artista mergulha profundamente nas histórias de suas avós e das mulheres que vieram antes dela, explorando raízes, afetos e resistências. A obra convida o público a refletir sobre a herança simbólica e emocional transmitida ao longo de gerações femininas.

“Usei a técnica do desenho em grafite para contar memórias da infância. Os desenhos estão protegidos por camadas de PS – camada de proteção ou camada de selante aplicada após o desenho para protegê-lo de danos e prolongar sua vida útilcom interferências de manchas obtidas por betume, simulando a passagem do tempo e as nuances, por vezes, ofuscadas da memória”, explicou a artista.

A exposição acontece durante o Agosto Lilás, campanha anual de conscientização e combate à violência contra a mulher, realizada em todo o país. Criada para divulgar a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e outras medidas de proteção, a iniciativa busca também informar sobre os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 180. Ao conectar a mostra com a campanha, a universidade reforça a importância de espaços artísticos e culturais na promoção da memória, do respeito e da igualdade de gênero.