
Gerson Guedes é o artista convidado para a abertura Galeria de Arte Memorial Itamar Franco (Foto: Anna Beatriz Santana)
O Memorial da República Presidente Itamar Franco (UFJF) inaugura uma nova proposta para seu espaço expositivo, agora com identidade visual própria e um novo projeto curatorial: a Galeria de Arte Memorial Itamar Franco. Gerson Guedes é o artista convidado para a abertura dessa nova fase com a mostra “Origens”, que reúne mais de 20 quadros inéditos do artista.
A exposição chega ao público no dia 14, às 19h. Para Tarcísio Greggio, supervisor do Memorial, trata-se de uma oportunidade para que a cidade conheça outros aspectos do trabalho de Gerson Guedes. No ano em que o Memorial completa 10 anos, esta individual marca o início de um novo projeto, reafirmando o compromisso em fortalecer seus laços com a cidade e a cultura local.
Visão singular
Nascido em Juiz de Fora, Gerson Guedes revela um olhar singular sobre a cidade, inspirado por suas lembranças e vivências. Segundo o artista: “Origens é uma mostra que propõe um retorno ao meu desenho, que considero ser o esqueleto que sustenta minhas cores. É a gênese da minha linguagem visual, um traço que me acompanha desde os primeiros contatos com o universo cognitivo”, conta.
Segundo o artista, o que apresenta no Memorial “são garatujas de um imaginário infantil, traçadas por gravetos sobre os terreiros infinitos da minha infância, foram se transformando e se associando às cores e grafias, tecendo minha colcha de retalhos poética”.
Ele ainda complementa que se trata de um registro de vivências em que a cidade e a Zona da Mata são as linhas-guia da teia estética que configura sua obra. Além dos desenhos, ele expõe a pintura “Grua, a Bailarina”, obra que recebeu o Prêmio Arte e Literatura USP 2024 e que esteve em exibição no Centro Cultural Maria Antônia, da Universidade de São Paulo.
Trajetória
Formado em Desenho e Plástica pela UFJF, mestre em Letras e professor por três décadas no Colégio de Aplicação João XXIII, Gerson Guedes foi também pró-reitor de Cultura da UFJF entre 2013 e 2015. Atuante desde os anos 1980, apresentou suas obras em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de países como Áustria, China, Tailândia, Espanha, Inglaterra e França.
A Galeria de Arte Memorial Itamar Franco surge como um espaço permanente dedicado à arte e à memória, ampliando os horizontes de atuação do Memorial e fortalecendo sua presença na vida cultural da cidade. A entrada para a exposição é gratuita, assim como todos os eventos a instituição.
Serviço
Exposição: “Origens”, de Gerson Guedes
Inauguração: Galeria de Arte Memorial Itamar Franco
Abertura: 14 de agosto de 2025 (quinta-feira), 19h
Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco, Rua Benjamin Constant, 760, Centro, Juiz de Fora (MG)
Entrada: franca
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 13h às 18h. Última entrada às 17:30
Outras informações: @memorialitamarfranco (Instagram)

