O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizou, na última segunda-feira, 11, o evento de acolhimento aos calouros, marcando o início de um novo ciclo para estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição. A atividade teve como objetivo recepcionar os novos alunos, motivando-os a aproveitar todas as oportunidades que a vida universitária oferece. Para tanto, apresentou aos ingressantes detalhes sobre a rotina acadêmica em uma universidade pública, bem como as funções desempenhadas pelos diversos setores da universidade e atléticas.

Administrador da UFJF-GV, Leonardo Alexandrino preparou uma apresentação musical para os calouros (Imagem: Aloizio Coelho)
A abertura da cerimônia foi marcada por uma apresentação musical de Leonardo Alexandrino, administrador da UFJF-GV. Em seguida o professor Ângelo Denadai, diretor-geral do campus, deu as boas-vindas aos calouros, destacando o papel da universidade pública e a importância de os estudantes se engajarem desde o início desta etapa. “A universidade pública é custeada por todos os contribuintes, portanto a universidade tem que ser mais que valorizada. Por isso os convido a aproveitarem a universidade para estudar, participarem de projetos. Contamos com o esforço de vocês através do estudo e todo potencial que têm a oferecer”.
O convite ao engajamento encontrou eco nas palavras da gerente de graduação, Angélica Cotta, que lembrou aos calouros o quanto é significativo estar em uma instituição de ensino superior pública e de qualidade. “Vocês estão na universidade, era um sonho de todo mundo. Tem que aproveitar e querer estar aqui. Se dediquem, porque vocês estão em uma universidade de excelente qualidade”, afirmou.
A continuidade desse sonho, agora transformado em formação acadêmica, também foi destacada pelo professor Leandro Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida. Ele reforçou o compromisso da instituição com a formação de profissionais éticos e preparados. “Bem-vindos. Nós agradecemos pela oportunidade que estão concedendo a nós, afinal escolheram estar aqui neste momento tão importante da jornada de vocês. Faremos o possível para que saiam daqui como profissionais capacitados e comprometidos”.
Entre os novos alunos, o sentimento predominante era de expectativa, misturado com entusiasmo e receio diante do desconhecido. Para Melissa Rodrigues Lúcio, caloura do curso de Nutrição, vinda de Teófilo Otoni, a mudança de cidade representa um desafio e uma oportunidade. “Estou ansiosa e com medo, uma experiência muito nova para mim: sair da minha casa, deixar de morar com os meus pais. Mas enfim, eu vim aqui para realizar um sonho. Espero que seja uma etapa muito boa da minha vida”, ressaltou a estudante que ingressou na UFJF-GV através do Sisu.
A experiência de mudar de vida também faz parte da trajetória de Arthur Martinez Santana, calouro de Medicina que aproveitou o PISM para ingressar na UFJF-GV. Natural do Rio de Janeiro e morando em Governador Valadares há três anos, ele revelou estar nervoso, mas com boas expectativas para o futuro. “Eu estou muito nervoso, mas na expectativa de ter um bom desempenho. Eu sempre quis medicina e sempre tive o apoio dos meus pais para fazer este curso que pode me proporcionar muitas experiências enriquecedoras”.
As diferentes trajetórias dos calouros se unem em um mesmo ponto: a paixão por aprender e transformar o próprio futuro. Foi o que aconteceu com Clara Luiza Araújo Moraes, de Inhapim. Aprovada pelo Sisu, Clara escolheu o curso de Farmácia após se encantar com a disciplina de química no ensino médio. “Quando era pequena eu queria muito ser professora de matemática, vim de uma família de professores. Mas durante o colégio eu conheci a química e me apaixonei, por isso escolhi o curso de Farmácia”, explicou.
Todas as fotos do acolhimento aos calouros estão disponíveis aqui. Confira!




