(Foto: Pixabay)

O quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) realiza, neste domingo, 10, no Cine-Theatro Central, uma apresentação em conjunto com os jovens músicos da Orquestra Escola do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, sob regência do maestro João Paulo Faria. O concerto gratuito tem início às 19h e os ingressos podem ser retirados pela plataforma digital Sympla.

A OSB tem mais de 80 anos de história e foi a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior. O quarteto de cordas é composto pelo violista Samuel Passos, o violoncelista Miguel Balloussier e pelos violinistas Bogdan Hudzelaits e Lucas Farias. A Orquestra Escola é formada por aproximadamente 50 integrantes, incluindo alunos, professores e membros da comunidade, mantendo o compromisso com a educação musical.

A abertura do evento conta com a presença do quarteto instrumental juiz-forano Choro Bordado, composto pelos músicos Lucas Ventura Fajoses (flauta), Mariana Cária (saxofone), Gustavo Duarte (violão) e Bruno Targs (percussão). A apresentação do Choro conta com os arranjos de “Saxofone por que choras”, “Um chorinho pra você”, “Tico-Tico no fubá” e “Bandolim antigo”.

O repertório será apresentado pelo quarteto da OSB e pelos jovens estudantes do Conservatório que, desde março de 2025, vêm tendo aulas de instrumentos ministradas por músicos integrantes do “Conexões Musicais”, o programa de educação musical da Fundação OSB.

No programa, arranjos com adaptações, como a “Pequena serenata noturna”, “Rosa”, “Carcará”, “Waltzing Matilda”, “Hino do Conservatório”, “Bailado na roça”, “Cinco miniaturas brasileiras”, “Carinhoso”, “Eu só quero um xodó” e “Canção típica”.