
Formado pela UFJF-GV, desde a graduação o médico Roni Duque (camisa rosa) se dedica ao tema da religiosidade e espiritualidade na medicina. (Foto: arquivo pessoal)
O médico formado no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Roni Arley Silva Duque, esta à frente de uma publicação da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) sobre religiosidade e espiritualidade na medicina. Lançado em julho último, durante o 34º Congresso Mineiro de Cardiologia, o livro reúne as evidências científicas acerca da temática.
Primeira obra com foco em medicina cardiovascular sobre o tema no Brasil e no mundo, segundo Duque, o objetivo do livro, como consta da apresentação, é fornecer aos médicos, principalmente os cardiologistas, “os princípios para abordar e integrar a dimensão religiosa e espiritual no cuidado do paciente”. Para tanto, aborda conceitos fundamentais e a aplicação prática de ferramentas e intervenções, “considerando as diversas crenças, valores e necessidades religiosas e espirituais do indivíduo”.
Duque e os demais editores da publicação enfatizam que ela não é “um tratado religioso ou filosófico, mas sim uma compilação e análise de estudos e práticas científicas que demonstram o impacto da dimensão religiosa e espiritual no atendimento, tratamento, prevenção e recuperação da saúde”.

Segundo Duque, a obra é a primeira com enfoque em medicina cardiovascular sobre esse tema no Brasil e no mundo. (Foto: arquivo pessoal)
A expectativa é que o livro proporcione aos médicos mais segurança e capacidade para “reconhecer, valorizar e, quando apropriado, integrar a dimensão religiosa e espiritual no cuidado de seus pacientes, promovendo uma saúde mais completa e um bem-estar genuíno”. Ainda, complementam os editores, a publicação “é um convite à reflexão e à prática de uma medicina que cura não apenas o corpo, mas também acalenta o coração e a alma”.
Duque faz questão de destacar a importância da A UFJF-GV nesse processo de estudo e coordenação de uma obra sobre o tema. “Foi uma facilitadora, uma vez que apoiou a criação das ligas acadêmicas na minha época. Eu fundei com meus colegas a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade no curso de Medicina. Tive apoio de docentes de GV e da JF, em especial do professor Alexander Moreira, uma das principais referências na área no Brasil e no mundo atualmente.

Roni Duque foi da primeira turma de medicina da UFJF-GV; ele se formou em setembro de 2019. (Foto: Arquivo/Comunicação)
Além de editor, Duque é um dos autores de artigo publicado na obra, que trata dos aspectos biológicos da religiosidade e espiritualidade. Outro integrante da UFJF a participar do livro é o médico José Resende, coordenador da residência médica de cardiologia da universidade.
Para ler a íntegra do livro ‘Princípios da Religiosidade e Espiritualidade na Medicina – Enfoque na Prática Cardiovascular’, clique aqui.
