
Edison Júnior é chefe da Divisão de Cooperação Educacional do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores(Foto: arquivo pessoal)
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta quarta-feira, 30, a conferência de encerramento do Global July 2025. O evento acontece às 17h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, com transmissão ao vivo pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) no YouTube.
A palestra será ministrada pelo diplomata Edison Luiz da Rosa Júnior, chefe da Divisão de Cooperação Educacional do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores. Com o tema “A cooperação educacional como vetor da política externa brasileira”, a conferência propõe reflexões sobre o papel estratégico da educação na integração regional, na diplomacia ambiental e na gestão de recursos hídricos, a partir do panorama da política externa do Brasil.
Para o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe, a presença do diplomata no encerramento do evento é importante, considerando sua atuação estratégica no Instituto Guimarães Rosa. “A cooperação educacional é fundamental para a ampliação da presença internacional da UFJF. É por meio dessas parcerias que se viabiliza a oferta de vagas para estudantes estrangeiros e se fortalecem as trocas bilaterais de conhecimento entre nossa instituição e universidades de outros países”, afirma.

Para o diretor da DRI, Alexandre Cadilhe, a cooperação educacional é fundamental para a ampliação da presença internacional da UFJF.(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Global July
Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, o Global July tem como objetivo proporcionar experiências de internacionalização por meio do contato com professores e estudantes estrangeiros, aulas e cursos em outros idiomas, conferências e atividades colaborativas. A iniciativa também possibilita a divulgação de produções acadêmicas da UFJF para instituições internacionais, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento.
Em 2025, a programação do Global July na UFJF conta com 19 disciplinas, 16 cursos e três conferências nas áreas de Biological and Health Sciences, Humanities and Social Sciences, Languages, Literature and Arts e STEM, além de 17 painéis temáticos.
Cadilhe destaca que o Global July promove o diálogo entre diferentes culturas, pesquisadores e pesquisadoras, ao criar um ponto de encontro internacional acessado não apenas por estudantes e docentes brasileiros, mas também por participantes de outros países. “Se em outro momento a internacionalização era caracterizada como uma via de mão única, na qual recebíamos no Sul Global conhecimentos vindos do Norte, hoje entendemos esse processo como uma ação dialógica. Estudantes internacionais também buscam a UFJF e os docentes da instituição para participar de cursos, disciplinas de pós-graduação, apresentações de trabalhos e outras atividades”, pontua.
Entrevista
Além da conferência, Júnior participará também de uma entrevista para o quadro “Ponto de Encontro”, produzido pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. O conteúdo será disponibilizado em breve no canal TV UFJF no YouTube.
Outras informações: (32) 2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
