O prazo para inscrição no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e na Prova Nacional Docente (PND) encerra nesta quarta-feira, 30 de julho. As avaliações são destinadas a estudantes e concluintes dos cursos de Medicina e de Licenciatura, respectivamente, e devem ser realizadas por meio do site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas substituem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para essas áreas e passam a ser aplicadas anualmente, com caráter obrigatório.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os estudantes que se enquadram nos critérios de participação devem estar atentos ao cronograma atualizado e cumprir todas as etapas exigidas dentro do prazo.
Medicina
O Enamed é uma avaliação teórica obrigatória para concluintes do curso de Medicina, integrando o conjunto de provas do Enade.
A prova será realizada no dia 19 de outubro e contará com 100 questões objetivas, abrangendo as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade/Saúde Coletiva e Saúde Mental. Os conteúdos abordados seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina e contemplam situações práticas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Atenção Primária e Secundária.
Com a retificação do cronograma, estudantes devem ficar atentos aos novos prazos. O preenchimento do cadastro no sistema Enamed, a solicitação de atendimento especializado e o envio do questionário do estudante devem ser feitos até esta quarta-feira, 30 de julho. Os locais de prova serão divulgados no dia 9 de outubro.
O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado em 11 de agosto. Estará aberto período para interposição de recursos entre os dias 11 e 15 do mesmo mês, com a divulgação da resposta final prevista para 20 de agosto. O registro de presença na prova, a ser realizado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), deverá ocorrer entre 23 de outubro e 11 de dezembro.
Além de obrigatório para os estudantes de Medicina, o Enamed também poderá ter seus resultados utilizados no Exame Nacional de Residência (Enare), voltado à seleção para programas de residência médica e multiprofissional.
Licenciaturas
A PND, criada em 2024, também teve seu cronograma estendido. Voltada a estudantes de licenciatura, a prova visa fortalecer a formação docente, valorizar a carreira e estimular o ingresso de profissionais qualificados no ensino público. As inscrições se encerram também nesta quarta-feira, 30, e devem ser realizadas também pelo site do Inep.
Estudantes concluintes regularmente inscritos no Enade 2025 têm isenção automática da taxa de inscrição. Já os demais participantes, como professores formados em licenciatura interessados em participar de concursos que adotem o resultado da prova, deverão pagar uma taxa de R$ 85 até o dia 1º de agosto.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada no momento da inscrição, podendo ser paga em bancos, lotéricas ou aplicativos. A GRU pode ser reemitida no próprio sistema, mediante login com conta Gov.br. A aplicação da PND será no dia 26 de outubro e os locais de prova serão divulgados no dia 7 do mesmo mês. O questionário do estudante será realizado em duas etapas: de 14 a 30 de julho e de 11 de agosto a 25 de outubro.
A PND faz parte do programa federal “Mais Professores para o Brasil”, que busca ampliar o acesso a docentes qualificados. A edição de 2025 do exame já conta com a pré-adesão de 22 estados e mais de 1.500 municípios, incluindo 18 capitais. As redes de ensino poderão utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos, de forma parcial ou integral, conforme critérios próprios.
Outras informações: www.gov.br/inep.

