Pesquisa, destinada à comunidade Acadêmica, visa diagnosticar o conhecimento, o envolvimento e a percepção sobre o trabalho desenvolvido pela UFJF na área ambiental  (VisualHunt)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu uma consulta à comunidade acadêmica para a elaboração da Política Institucional de Sustentabilidade. Por meio de formulário eletrônico, alunos, professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e trabalhadores terceirizados podem contribuir com o documento. Nesta etapa, o objetivo é diagnosticar o conhecimento, o envolvimento e a percepção da comunidade acadêmica sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na área. 

A pesquisa é estruturada em cinco eixos-base: perfil do participante e conceitos iniciais; sustentabilidade; materiais recicláveis; compras sustentáveis; e conscientização e educação ambiental. Os participantes devem responder “sim” ou “não” às perguntas, de acordo com a unidade ou campus da UFJF a que estão vinculados. A consulta deve ser respondida por usuários logados no domínio @ufjf.br e leva cerca de dez minutos para ser finalizada.

A Política Institucional de Sustentabilidade considera os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Para Rosana Colombara, diretora de Sustentabilidade e Patrimônio da UFJF, o documento busca definir “princípios e parâmetros para o avanço mais sustentável da Instituição em todos os seus futuros procedimentos, quer sejam administrativos ou acadêmicos”.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade e Patrimônio, Rosana Colombara, formulação do documento busca definir princípios e parâmetros para o avanço mais sustentável da UFJF em todos os seus procedimentos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Sustentabilidade
A UFJF está alinhada aos preceitos do termo “sustentabilidade”, cunhado, como é conhecido atualmente, em 1987, durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMA), da ONU. Na ocasião, foi apresentado o relatório “Nosso futuro comum”. Neste, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos.

A Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio da UFJF tem como objetivo o trabalho contínuo em prol do desenvolvimento que atenda às necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras. Em 2024, um dos principais avanços apontados pela Diretoria foi o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos na Universidade, abrangendo desde resíduos comuns, químicos e de saúde até materiais recicláveis e de obras. Houve, também, aumento de recicláveis destinados a associações de catadores e parcerias firmadas para destinação adequada de pilhas, baterias e eletroeletrônicos.

Alguns dos temas associados ao desenvolvimento sustentável e que envolvem ações de rotina na Instituição se referem a resíduos sólidos (químico, saúde, recicláveis, orgânicos e “lixo comum”); recursos naturais (água e energia elétrica); humanos (qualidade de vida no trabalho e vivência estudantil); financeiros (compras e contratações); e conscientização (educação ambiental).

Agora, o próximo passo, conforme a Diretoria, é implantar a Política de Sustentabilidade, como parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente (2022 – 2027). As ações, objetivos e metas estão na página 307 do documento.

 Clique aqui para participar da consulta

 Outras informações
(32) 2102-6377 / (32) 2102-6331 / sustentabilidade@ufjf.br
Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio