O objetivo da visita foi conhecer a técnica laboratorial conhecida como PCR para identificar genes de resistência bacteriana a antibióticos. (Imagem: divulgação)

Oito estudantes de universidades colombianas e mexicanas realizaram, na última quarta-feira (9), uma visita às instalações do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). O objetivo foi esses discentes conhecerem e realizarem a técnica laboratorial conhecida como PCR para identificar genes de resistência bacteriana a antibióticos.

O curso foi organizado pelo professor do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV) da UFJF-GV, Marcelo Nagem em parceria com Marcelo Augusto Filardi e Lívia Tavares Colombo, docentes do curso de Ciências Biológicas do campus São João Evangelista do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), instituição onde os estudantes estrangeiros participam de um intercâmbio.

A estadia dos discentes no campus GV incluiu um curso no Laboratório de Microbiologia, que contou com apresentação teórica e realização de experimentos para a detecção de genes de resistência, além de uma visita ao Restaurante Universitário (RU).

Para Nagem, esse tipo de intercâmbio “é relevante porque promove uma interação entre servidores e alunos de duas instituições federais de ensino, abrindo portas para o estabelecimento de novas parcerias em diferentes áreas.”

Os estudantes estrangeiros participaram de um curso organizado pelo professor Marcelo Nagem. (Imagem: divulgação)

Como alunos da própria UFJF-GV acompanharam as atividades, Nagem avalia que o momento foi importante para “aprender, conhecer, socializar e trocar experiências acadêmicas com os estudantes estrangeiros”. Já para os estudantes que visitaram o campus, “é uma oportunidade de identificar possíveis áreas de interesse e de qualificação no futuro, uma vez que muitos dos intercambistas acabam sendo atraídos para o Brasil com o intuito de exercerem sua profissão”, explica o professor do DCBV.