
Mutirão, realizado no sábado, contou com realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais da Rede Ebserh no Brasil (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou, no sábado, 5, do “Dia E”, um mutirão com 53 procedimentos. A iniciativa fez parte do programa “Ebserh em Ação”, e contou com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da rede no Brasil.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera no sistema público. O mutirão também promoveu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos, sob a supervisão de professores e profissionais.

Pacientes de Juiz de Fora e região mostraram-se satisfeitos com o atendimento recebido (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)
Atendimentos
No HU-UFJF, foram oferecidos procedimentos de cirurgias ginecológicas e urológicas, biópsias de mama e dermatológicas, para rastreamento e tratamento de câncer de pele. Também houve a realização de exames de eletrocardiograma e consultas médicas especializadas de Cardiologia e Dermatologia.
Morador de São João de Nepomuceno (MG), há pouco mais de 60 km de Juiz de Fora, Sebastião Geraldo de Oliveira, 71 anos, foi o primeiro a chegar, às 5h30, levado pelo veículo da prefeitura de sua cidade. Paciente do HU-UFJF, mostrou-se otimista no andamento de seu tratamento para câncer de pele. “Vim fazer um procedimento no braço e estou sendo bem tratado aqui. Meu tratamento está dando tudo certo, já tirei um câncer de pele no nariz e outro no rosto”, contou.
Tânia Lúcia de Oliveira Gomes, 61 anos, aguardava consulta com dermatologista há mais de um ano e teve a possibilidade de resolver a sua demanda de saúde durante o mutirão. “Estava com algumas pintas que incomodavam bastante. Cheguei por volta de 8h e fui atendida rápido. O problema foi resolvido com muita competência na consulta e fiquei aliviada!” A paciente já é atendida no HU em outras especialidades. “Faço acompanhamento com mastologista e também já fiz duas cirurgias na mão aqui no HU”, complementou.
Compromisso
José Alexandre Buso Weiller, assessor de Planejamento da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, que acompanhou a ação no HU-UFJF, destacou a importância desta mobilização nacional. “Estamos num esforço concentrado e ao mesmo tempo descentralizado. É um esforço em conjunto que mostra essa relação dos hospitais universitários com o SUS.”

Ações foram acompanhadas pela reitora da UFJF, Girlene Alves, pelo superintendente do HU, José Otávio Corrêa, e pelo assessor de Planejamento da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, José Alexandre Buso Weiller (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)
As ações do mutirão também foram acompanhadas pela reitora da UFJF, Girlene Alves. “Nesta ocasião, o HU reafirma seu compromisso com a Rede Ebserh em diminuir as iniquidades na saúde brasileira. E a UFJF também reafirma seu compromisso com a política pública que tem na sua origem a diminuição das desigualdades em saúde no nosso país”, ressaltou.
O superintendente da unidade hospitalar, José Otávio Corrêa, também destacou a relevância do mutirão no HU-UFJF. “Mais um dia importante para a saúde do município e do Brasil. Desde março, o HU tem feito mutirões e tivemos, neste sábado, variados procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, para acelerar o atendimento do nosso paciente usuário do SUS, para conseguir uma saúde mais célere e assim ajudar a reduzir filas.”
Parceria
O “Dia E” é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS. A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas”, lançado no âmbito do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera no SUS.

Só em 2025, já foram realizados 166 mutirões em todo o país, integrando atendimentos a pacientes do SUS e experiências supervisionadas para alunos dos cursos de Saúde (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do governo federal nos permite enfrentar o desafio histórico de acesso à atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais do setor.”
Sobre a Ebserh
O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Rede foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
