O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) está modernizando sua infraestrutura de rede Wi-Fi com a migração para a eduroam, uma rede global de internet sem fio dedicada à educação e pesquisa. A transição substituirá a rede UFJF-WIFI, trazendo maior segurança, mobilidade e praticidade para estudantes e servidores.

A migração não afetará a qualidade do serviço. A velocidade e a estabilidade da conexão permanecem as mesmas, garantindo um acesso rápido e confiável à internet.

Para configurar o acesso, os usuários devem seguir os seguintes passos: primeiro, baixar o aplicativo geteduroam (disponível para Android e iOS); em seguida, inserir as credenciais, utilizando como usuário o CPF@ufjf.br e como senha a mesma cadastrada no SIGA. Instruções detalhadas podem ser encontradas no link: https://gv.ufjf.br/eduroam.

A UFJF-WIFI continuará funcionando durante o período de transição, mas será desativada gradualmente, com previsão de encerramento total em 15 de julho de 2025.

Entre as principais vantagens da eduroam (education roaming) está a possibilidade de usuários de instituições parceiras acessarem a internet em qualquer campus ou universidade afiliada ao redor do mundo, utilizando as mesmas credenciais da sua instituição de origem, sem necessidade de cadastros adicionais.

É possível conferir os locais com acesso eduroam no mapa global disponível em: https://monitor.eduroam.org/map_service_loc.php.

No Brasil, existem 3.956 pontos de acesso, incluindo instituições como a UFJF e o IFMG. Além disso, mais de 10.000 locais em mais de 100 países oferecem conexão automática para usuários credenciados.