
Apresentação conta com solo de flauta de Luísa Gradiva, aluna do curso de Bacharelado em Flauta Transversal da UFJF (Foto: Alice Ruffo)
A Orquestra Acadêmica da UFJF realiza um concerto gratuito nesta quinta-feira, 3, às 20h, no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Com regência de Daniel Prazeres e solo de flauta da musicista Luísa Gradiva, a apresentação conta com direção geral dos professores Raquel Rohr e Eliézer Isidoro, e traz um repertório voltado para cordas, com obras de Benjamin Britten, Edward Elgar e Mozart. A apresentação é aberta ao público em geral, não sendo necessária a retirada de ingressos.
A programação é trabalhada dentro da disciplina de Orquestra Acadêmica, que faz parte das grades curriculares dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFJF. Dentro dela, são feitos ensaios para fornecer aos alunos o aprendizado teórico necessário acerca do funcionamento e de como tocar em uma orquestra. A apresentação musical aberta ao público acontece para encerrar a disciplina e permitir que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos ensaios.

Maestro Daniel Prazeres, que integra as orquestras Petrobrás Sinfônica e Sinfônica Nacional, é o convidado como regente (Foto: Naara Bittencourt)
Protagonismo
O concerto conta com o solo de flauta de Luisa Gradiva, aluna do curso de Bacharelado em Flauta Transversal da UFJF. Ela integrou a Orquestra Acadêmica como bolsista, buscando expandir seus conhecimentos e adquirir novas vivências musicais diversificadas. Além dela, a orquestra convida o maestro Daniel Prazeres, como regente da apresentação. Daniel faz parte da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica Nacional, e foi recentemente premiado com o Silver Award na categoria Regente, no Mozart International Competition, no Reino Unido.
Acesso
Para a professora Raquel Rohr, a Orquestra Acadêmica, além de permitir aos alunos desenvolverem suas habilidades como futuros músicos, desempenha um papel importante na promoção do acesso à cultura e lazer na cidade.
“Juiz de Fora tem um histórico muito importante desse tipo de música, principalmente dos instrumentos da família do violino. A Orquestra, com o seu trabalho, tem contribuído para manter um pouco dessa tradição aqui na cidade, e para levar o acesso a esse tipo de produção cultural à população de maneira gratuita.”
Outras informações
@orquestraufjf (instagram)
