Estão abertas as inscrições para as residências uni e multiprofissionais do Exame Nacional de Residência (Enare), uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O prazo segue até 18 de julho.

Neste ano, serão ofertadas 3.547 vagas de residência multiprofissional e 781 vagas para uniprofissional, além de 7.060 vagas de residências médicas (destas, 153 são para reserva militar). Para as especialidades médicas, sejam de acesso direto ou que exigem pré-requisito, as inscrições serão de 7 a 18 de julho. No total, o Enare oferece 11.388 vagas de residências de 237 instituições participantes, o que representa aproximadamente 28% a mais de vagas oferecidas comparado com a última edição.

No Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Ebserh, são 52 vagas oferecidas na residência multi e quatro para uniprofissional, conforme especificação abaixo:

  • MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO COM ÊNFASE EM DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS
    Educação Física – 3
    Enfermagem – 2
    Farmácia – Análises clínicas – 3
    Farmácia – 3
    Fisioterapia – 3
    Nutrição – 3
    Psicologia – 3
    Serviço Social – 3
  • MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM ATENÇÃO HOSPITALAR
    Enfermagem – 2
    Farmácia – Análises clínicas – 4
    Farmácia – 3
    Fisioterapia – 2
    Nutrição – 2
    Psicologia – 2
    Serviço Social – 2
  • MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
    Enfermagem – 4
    Odontologia – 2
    Serviço Social – 2
    Farmácia – 4
  • UNIPROFISSIONAL
    Farmácia- 4

A edição do Enare deste ano traz novidades: além de instituições públicas, participam instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecidos pelo MEC e que possuem vagas autorizadas com financiamento de bolsas de residência. O Enare 2025 será realizado no dia 19 de outubro. A prova é escrita com questões objetivas ecorresponderá a 100% da nota final do candidato.

Outra mudança deste ano é a integração com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O Enamed será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh, e seu resultado poderá ser utilizado no âmbito do Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Trata-se de exame obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes do curso, que poderão optar por utilizar o resultado no Enare para os programas de residência médica de acesso direto.

Profissionais médicos já formados também poderão se inscrever no Enamed, caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Exame Nacional de Residência e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenções previstos no edital do candidato.

Os candidatos que vão concorrer às vagas de residências multiprofissional e em área profissional da saúde, ou as vagas de residências médicas de pré-requisito, área de atuação e ano adicional vão seguir realizando as provas do Enare, como nas edições anteriores.

Se você é candidato a uma vaga para a residência médica – acesso direto, você fará a prova do Enamed. Clique aqui e acesse os editais. 

Retrospecto e benefícios 
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforça que dentre as principais vantagens para as entidades participantes estão a menor quantidade de vagas ociosas, eliminação de custos e carga burocrática da realização de provas individuais. “Já o candidato, com apenas uma inscrição, poderá concorrer a vagas distribuídas por todo o país”, explicou.

Na edição passada, o Enare registrou 89.071 inscritos – um aumento de 30,4% em relação ao ano anterior, quando o certame contou com 68.300 inscritos. O processo seletivo ofereceu 4.998 vagas de Residência Médica, 3.886 vagas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, totalizando 8.884 oportunidades em 162 instituições de todo o país.

Sobre a Ebserh 
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.