O professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marilho Tadeu Dornelas, acaba de lançar a coleção “Cirurgia Plástica: Princípios e Práticas”, organizada em três volumes, com a colaboração de diversos coautores. A obra busca suprir uma lacuna no ensino da cirurgia plástica durante a graduação em Medicina, oferecendo conteúdo acessível, estruturado e voltado à realidade acadêmica dos estudantes.

A publicação surge em um contexto de sucessivas reformas curriculares que, ao longo dos anos, reduziram significativamente a carga horária destinada à cirurgia plástica nos cursos de Medicina. Diante das mudanças, alunos interessados na área se organizaram na Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFJF (Lacirp-UFJF), buscando aprofundar seus conhecimentos por meio de atividades extracurriculares. A coleção foi concebida justamente para apoiar esse movimento e oferecer uma base sólida e introdutória sobre os princípios e as práticas da especialidade.

A obra reúne capítulos escritos por especialistas convidados, com uma abordagem clara, didática e adaptada ao público acadêmico, visando ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer o papel da universidade como espaço de estímulo ao estudo e à escolha consciente da especialidade médica.

Os livros estão disponíveis no site www.editoracrv.com.br.

Marilho Tadeu Dornelas é supervisor da Residência Médica em Cirurgia Plástica do HU (Foto: Divulgação)

Sobre o autor
Marilho Tadeu Dornelas é graduado em Medicina pela UFJF, com especialização em Cirurgia Geral, pela Santa Casa do Rio de Janeiro, e em Cirurgia Plástica, pelo Hospital Geral de Bonsucesso (RJ).

Ex-residente da Clínica Planas, em Barcelona, é mestre pela UFJF, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras – Regional MG. Atua ainda como supervisor da Residência Médica em Cirurgia Plástica do Hospital Universitário (HU) da UFJF, é orientador da Lacirp-UFJF e diretor da Clínica Plastic Center em Juiz de Fora.