
A reitora Girlene Silva, ao lado do vice Telmo Ronzani, recebeu em nome da instituição o Troféu de Inovação como símbolo do reconhecimento pelas práticas inovadoras e fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico da instituição. A entrega foi realizada pelo pró-reitor de Inovação da UFJF, professor Fabrício Campos (Foto: Twin Alvarenga).
A segunda edição do Prêmio de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizada terça-feira (17) , marcou a comemoração do aniversário de 30 anos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Durante o evento, foram entregues troféus e certificados de menção honrosa a professores e pesquisadores da instituição, que desenvolveram pesquisas com capacidade de geração de produtos, processos e serviços inovadores para a sociedade.
Na categoria Propriedade Intelectual, o professor Rodrigo Luiz Fabri foi reconhecido por sua participação em dez inovações registradas na UFJF. Já na categoria Captação de Projetos, o homenageado foi o professor Ítalo Tuler Perrone, responsável pela submissão de 18 projetos, estando representado na solenidade pelo professor Rodrigo Stephani.
No quesito Retorno Financeiro, o destaque foi o professor Grigori Chapiro, cujo projeto voltado à modelagem matemática e computacional para tecnologias do pré-sal destinou mais de um R$1 milhão à UFJF. Encerrando o bloco de premiações, a Faculdade de Engenharia foi reconhecida como a Unidade Acadêmica Mais Inovadora, com 35 projetos desenvolvidos, representada pelo diretor e professor Henrique Antônio Caralho Braga.
Para o pró-reitor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, o evento celebra os 30 anos do Critt, destacando o potencial da UFJF no desenvolvimento de tecnologias a serviço da sociedade. “O prêmio também cumpre uma missão muito especial: divulgar a cultura da inovação na instituição, para que outros pesquisadores entendam as possibilidades e venham também desenvolver estas inovações”, acrescentou.
30 anos
Criado em 1995 com a missão de aproximar a universidade, o setor produtivo e a sociedade, o Critt se consolidou como referência em inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento regional por meio do apoio às pesquisas aplicadas, às startups e às iniciativas estratégicas. A comemoração do aniversário foi marcada por um evento de integração entre os colaboradores, realizado em 28 de abril, que celebrou a trajetória do Centro e destacou perspectivas futuras.
Entre elas, a operação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec JF), a ampliação dos programas de incubação e a intensificação de parcerias globais, reforçando o papel do Critt como um dos principais hubs de inovação em Minas Gerais.
No evento de premiação, a reitora Girlene Alves destacou a importância dos profissionais que ajudaram a construir o Critt: “Ao celebrar 30 anos, o Critt precisa fazer referência aos professores que, há 30 anos – sob a liderança da professora Margarida Salomão -, acreditaram e reafirmam o papel da Universidade de olhar para a sociedade e para as necessidades da população, e vir à UFJF e falar: nós podemos fazer algo para mudar esta realidade. E hoje é uma celebração e devemos reafirmar esse compromisso.”
Para a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, a grande inovação é o próprio Critt. “Há 30 anos, esta instituição não tinha nenhuma cultura de pesquisa. Naquela altura, nós não tínhamos trinta doutores. Então, o Critt foi um elemento de catálise e de aceleração desta transformação imensa que a UFJF viveu desde então, e que a leva hoje a ser um centro de pesquisa reconhecido, reputado e ainda com uma inflexão para o desenvolvimento tecnológico, que é a missão do Critt”.
Também participaram da cerimônia, o vice-reitor Telmo Mota Ronzani; a diretora de Ciência e Transferência de Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Maísa Oliveira; o diretor da Fadepe, Marcos Tanure Sanabio; a analista do Sebrae Minas, Daniela Fabri; e o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Inovação e Competitividade da Prefeitura de Juiz de Fora, Ignácio José Godinho Delgado.
Com informações da assessoria de comunicação do Critt
