A cidade de Juiz de Fora completa, neste sábado, 31, 175 anos de emancipação. Como parte das celebrações oficiais, acontece a entrega da Medalha do Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld — a mais alta honraria concedida pelo município, às 18h, no Cine-Theatro Central.

Entre os 25 homenageados deste ano, seis têm ligação direta com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reafirmando a relevância da Instituição para o desenvolvimento da cidade. São eles: Patrícia Curvelo, coordenadora do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO); Adilson David da Silva, professor titular do Departamento de Química da UFJF; Fernanda Cunha Souza, professora da Faculdade de Letras; Maria Cristina Raposo Beghelli, ex-servidora (in memoriam); Maurício Gattás Bara Filho, professor e ex-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid); e Valéria Faria, professora do Instituto de Artes e Design (IAD).

Além desses nomes, outros homenageados têm histórico de formação acadêmica na UFJF. As indicações foram realizadas por uma comissão composta por representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, da Câmara Municipal, da UFJF e do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

Conheça os homenageados:

Coordenadora do CGCO, Patrícia Curvelo integra o Comitê de Governança Digital da UFJF (Foto: Arquivo Pessoal)

Patrícia Curvelo
Analista de Sistemas da UFJF, Patrícia é graduada em Ciência da Computação pela instituição e é mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Com sólida experiência em banco de dados e gestão de projetos, atua desde 2021 como coordenadora do CGCO, desempenhando papel estratégico na administração dos sistemas acadêmicos.

Ela também integra o Comitê de Governança Digital da UFJF e é vice-coordenadora da Regional Sudeste do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior.

Adilson é professor da Faculdade de Química e esteve à frente de iniciativas da Covid-19 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Adilson David da Silva
Professor titular do Departamento de Química, Adilson foi responsável pela criação e primeira coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química (2001–2004). Recentemente, esteve à frente de iniciativas voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, além de coordenar projetos de sustentabilidade, como a Plataforma de Biodiesel da Zona da Mata. Atua também com pesquisas sobre descarbonização no setor aéreo e uso de biodiesel puro (B100), em parceria com a empresa IBOR.

Fernanda Cunha foi pró-reitora adjunta da Pró-Reitoria de Extensão entre 2021 e 2024 (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Fernanda Cunha Sousa
Docente da Faculdade de Letras, Fernanda lidera projetos de extensão e o grupo de pesquisa CirceA. Já integrou a diretoria da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL) e da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Entre 2021 e 2024, atuou como pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, destacando-se pela promoção da política extensionista e pela aproximação entre universidade e sociedade.

Homenageada in memoriam Maria Cristina Beghelli dedicou 33 anos à Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Foto: Cdara/UFJF )

Maria Cristina Raposo Beghelli (in memoriam)
Maria Cristina iniciou sua trajetória na UFJF em 1982 como Assistente em Administração, atuando até 2015, sendo referência na gestão acadêmica. Graduada em Ciências Biológicas pela própria instituição, dedicou 33 anos à Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Deixou um legado marcado pela competência, seriedade e profundo comprometimento com a Universidade.

Maurício Bara é idealizador do projeto de extensão Vôlei UFJF, que deu origem ao JF Vôlei, hoje na Superliga A Masculina (Foto: Arquivo Pessoal)

Maurício Gattás Bara Filho
Professor da Faefid, Maurício é idealizador do projeto de extensão Vôlei UFJF, que deu origem ao JF Vôlei — equipe que atualmente mobiliza cerca de mil atletas e acaba de conquistar o acesso à Superliga A Masculina. Também esteve envolvido na organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e é reconhecido como referência em ensino, extensão e gestão esportiva.

Professora do IAD desde 1994, Valéria Faria ocupou cargos importantes na UFJF e é autora de publicações relevantes nas áreas de memória e patrimônio (Foto: Olavo Prazeres/Tribuna de Minas)

Valéria Faria
Professora do IAD desde 1994, Valéria atuou como gerente de Gestão Cultural durante o primeiro mandato da reitora Margarida Salomão. Foi diretora do Centro de Estudos Murilo Mendes e primeira diretora do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Durante nove anos, esteve à frente da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF. É autora de publicações relevantes nas áreas de memória e patrimônio, como os livros Patrimônio Vivo, em comemoração aos 60 anos da UFJF, e Coleção Murilo Mendes: 25 anos.

A Comenda Henrique Halfeld
A Medalha Comendador Henrique Halfeld homenageia o engenheiro alemão Henrique Guilherme Fernando Halfeld, nascido em 1797, que teve papel fundamental no desenvolvimento da região ao propor um novo traçado para a Estrada de Paraibuna, conectando Vila Rica (atual Ouro Preto) ao Rio de Janeiro. A honraria foi instituída em 1973, no primeiro mandato do então prefeito Itamar Franco, e é concedida anualmente a personalidades e entidades que contribuíram significativamente para o progresso de Juiz de Fora.

Confira o nome de todos os agraciados de 2025