
Projetos trabalham na preservação da memória e com alfabetização de idosos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Dois projetos vinculados ao Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abrem inscrições na próxima segunda-feira, dia 26. As atividades são gratuitas, práticas e presenciais, voltadas para pessoas com 60 anos ou mais. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de maio, na sede do Polo, que fica na Rua Severino Meirelles 260, no Alto dos Passos (Casa Helenira Rezende, antiga Casa de Cultura).
Segundo Censo de 2022, a população idosa em Juiz de Fora é de 20% – percentual acima da média nacional de 15,6% -, o que mostra a relevância de iniciativas voltadas para esse público na cidade. Além dos profissionais responsáveis pela coordenação dos projetos, estudantes da UFJF estão sempre envolvidos nas atividades.
“A experiência dos alunos tem proporcionado um enriquecimento humano e acadêmico, no sentido de sua aproximação e aprofundamento teórico com a temática do envelhecimento, e do contato direto com a realidade do público idoso. A partir de uma abordagem interdisciplinar, na perspectiva da troca geracional e de valorização da memória, os alunos ampliam e qualificam seu processo de aprendizagem, com desdobramentos em pesquisas nessa área”, pontua uma das coordenadoras, a técnica-administrativa em educação Anna Cláudia Rodrigues Alves.
Veja detalhes sobre os projetos:
Memória e qualidade de vida: uma ação interdisciplinar com vistas ao envelhecimento ativo e saudável
A iniciativa é desenvolvida por assistentes sociais e bolsistas das áreas de Psicologia, Medicina e Serviço Social, sob coordenação da servidora Anna Cláudia Rodrigues Alves. Segundo ela, o projeto trabalha atividades de caráter preventivo e de preservação da memória, importantes para qualquer pessoa acima dos 60 anos. Por isso, não se trata de terapias específicas para quem possui algum comprometimento cognitivo ou diagnóstico demencial.
Para se inscrever, é preciso apresentar cópias do documento de identidade e do comprovante de residência, além de duas fotos atuais. Ao todo, 20 vagas estão disponíveis (sendo dez delas reservadas para para idosos encaminhados do ambulatório de Geriatria e Gerontologia do HU/UFJF e as outras dez para idosos da comunidade em geral).
O projeto acontece desde 2014, mas esse ano foi ampliado. “Nossa equipe passou a contar com uma profissional com grande experiência no assunto, a médica geriatra do HU, Eliane Baião, responsável pela criação do ambulatório de Geriatria e Gerontologia do hospital. Estamos animados, nos dedicando à atualização das atividades para melhor respondermos às demandas dos participantes”, explica a coordenadora.
O projeto tem duração de cerca de dois meses e está com o início das atividades previsto para o dia 2 de junho, quando acontece o primeiro dos oito encontros semanais, sempre às segundas-feiras, das 15h30 às 17h30, na sede da Casa Helenira Rezende.
Círculos de experiências – diálogo e construção de conhecimento na alfabetização e letramento de idosos
O Projeto é voltado para pessoas com 60 anos ou mais que desejam se alfabetizar e que não tenham nenhum grau de escolaridade. São oferecidas 15 vagas e as inscrições são por ordem de chegada, na Casa Helenira Rezende. É preciso levar a cópia de um documento de identificação e uma foto 3×4. As aulas acontecem uma vez por semana, todas as quintas-feiras, de 9h às 11h, tendo a duração de um ano, com início previsto para dia 12 de junho.
A ideia do projeto surgiu há alguns anos quando as coordenadoras do Polo do Envelhecimento fizeram um levantamento acerca dos participantes e identificaram que um percentual significativo não se sentia à vontade para ler e escrever. Em 2024, o grupo iniciou o projeto “Comunidade de Leitura”, que tinha como objetivo a fruição literária por meio do contato com livros clássicos da literatura brasileira. Já neste ano, o projeto “Círculo de Experiências – diálogo e construção de conhecimento na alfabetização e letramento de idosos” surge como oportunidade de acesso a alfabetização por parte dessa parcela da população.
Segundo a coordenadora Simone Ribeiro, professora do Colégio de Aplicação João XXIII, a iniciativa vai priorizar as experiências de vida de cada um, respeitando o ritmo e o tempo de aprendizagem dos participantes, buscando realizar atividades no campo da alfabetização e do letramento numa perspectiva dialógica e significativa. Junto dela atuam Sofia Ramos, bolsista de extensão e estudante de Letras, e Eulália Pacheco, servidora aposentada com experiência no trabalho de alfabetização de adultos.
Mais informações: (32) 2102-6310
