Três estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistaram resultados expressivos na New Balance 42Km Maratona de Porto Alegre, realizada no último mês. O mestrando Francisco Perrout, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, e os graduandos João Alberto Oliveira e Matheus Azalim, do curso de Medicina, subiram ao pódio em suas respectivas categorias etárias, em meio a mais de três mil participantes. A maratona tem 42 km de percurso e contou com mais de 10 mil corredores.
Francisco conquistou o primeiro lugar na faixa de 25 a 29 anos, com o tempo de 2h31. João ficou em primeiro lugar na categoria de 20 a 24 anos, com 2h39, e Mateus, na mesma categoria, conquistou o terceiro lugar, com 2h50. O trio estreou em maratonas e, mesmo assim, superou a simbólica marca das três horas, considerada um feito por corredores experientes.
De acordo com os competidores, a preparação durou quatro meses e teve como base o trabalho realizado no projeto de extensão em atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. Perrout, que também atua como treinador dos colegas, conta que aliou prática e teoria para alcançar os resultados. “Minha pesquisa no mestrado é voltada para os determinantes fisiológicos e logísticos do desempenho em provas longas. Isso nos ajudou muito a planejar cada etapa do treinamento com base científica.”

Da esquerda para a direita: o estudante do curso de Medicina, João Alberto Oliveira, o mestrando em Educação Física, Francisco Perrout, e o graduando em medicina, Matheus Azalim (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
Oliveira conta que o resultado o surpreendeu. “Se você falasse para mim, cinco ou seis meses atrás, que eu correria 2h50, eu não acreditaria. Comecei pensando em baixar de três horas, talvez 3h05, e a gente foi evoluindo. Foi um resultado que, sinceramente, nem passava pela minha cabeça”, relata.
Ele comenta ainda que planeja continuar nas corridas, mas com cautela. “A maratona exige muito. A gente faz Medicina, que é integral, então é difícil conciliar. Agora pretendo focar em provas mais curtas e deixar uma nova maratona para o ano que vem.”
Azalim também iniciou sua trajetória esportiva no ambiente acadêmico e como o ambiente construído é importante para a preparação de um atleta. “Comecei treinando na pista com o pessoal da Medicina e fui me aproximando do projeto. A convivência com gente que treina te motiva. Formar essa comunidade foi muito importante para mim”, explica.
Ainda de acordo com o estudante, o sucesso da equipe também está ligado à sólida estrutura oferecida pela UFJF. “A infraestrutura da Universidade é uma das melhores do país. Temos uma pista de atletismo excelente, além de um complexo esportivo completo. Tudo isso contribuiu demais para nosso desenvolvimento”, afirma.

Preparação durou quatro meses e teve como base o trabalho realizado no projeto de extensão em atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
Apesar do bom desempenho na maratona, os próximos desafios do trio estarão em distâncias mais curtas. No segundo semestre, eles voltam a focar em provas de 5 km e 10 km, além de competições universitárias na área da Medicina. Para o ano que vem, uma nova maratona já está nos planos. “A UFJF tem uma tradição forte em corridas de rua e longa distância, com nomes de destaque nacional como Ronaldo da Costa e Viviane Anderson. A gente se inspira nessa história e segue construindo a nossa também”, conclui Perrout.
Outras informações: (32) 2102-3266/(32) 2102-3280 – Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

