
Equipe que compõe a gestão da UFJF reunida por uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e diversa (Foto: Carolina de Paula)
Revitalização da Moradia Estudantil e nova administração do Restaurante Universitário (RU) são algumas das iniciativas realizadas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), sob a liderança da professora Viviane Pereira, no primeiro ano da gestão do quadriênio 2024-2028.
O especial “Juntos pela UFJF” mostra as conquistas e desafios do último ano. Leia mais:
Parte das melhorias realizadas na Moradia envolve a substituição do forro no teto dos banheiros, a instalação de novos aparelhos de cozinha, organização dos quartos para expandir o número de vagas, bem como a execução de pesquisas para a instalação de uma rede Wi-fi nos edifícios. Além disso, foi estabelecido o monitoramento e o acompanhamento acadêmico dos residentes na Moradia, bem como a revisão de todos os registros e a condição acadêmica dos alunos.
No RU, a mudança na administração do local ocorreu em março. A empresa Trigoleve Indústria e Comércio assumiu a administração, em substituição à BG Soluções de Alimentação. Com isso, o RU introduz novas opções de pagamento, incluindo PIX, cartões de crédito e débito, além dos métodos já existentes.

Identificar e propor soluções para dificuldades enfrentadas pelos estudantes para a permanência é o foco de trabalho das pró-reitoras Viviane Pereira e Fabiane Rossi (Foto: Carolina de Paula)
Os valores continuam os mesmos – R$ 1,40 para almoço ou jantar e R$0,50 para o café da manhã. Outra alteração relevante é a extensão do horário de funcionamento dos caixas, que agora funcionarão de segunda a sábado no RU do campus, otimizando o fluxo de atendimento.
2.600 bolsas de apoio
A UFJF possui, em média, 2.600 alunos atendidos pelas bolsas de assistência estudantil por mês. Segundo Viviane Pereira, esse é um compromisso institucional que permite ao discente, inclusive, pleitear o benefício a qualquer tempo, enquanto estiver matriculado. Saiba mais sobre o processo.
“A portaria de fluxo contínuo possibilita que o estudante que entrou agora ou no meio do ano possa pedir o auxílio a qualquer momento. Uma outra coisa importante é que estamos aprimorando a oferta de projetos e programas que vão para além das bolsas de assistência estudantil.”
A pró-reitora também destaca o acompanhamento dos alunos assistidos, feito pela equipe da Proae. Por meio da iniciativa, o setor tem conseguido traçar um perfil dos alunos para melhor auxiliá-los durante a formação universitária. “A gente consegue dizer quantos estudantes são de cada curso e como esse estudante vem se desenvolvendo na Universidade antes e depois de receber o auxílio financeiro, por exemplo. Além disso, a gente consegue acompanhar academicamente para que esse aluno não venha correr o risco de perder o benefício. É um trabalho feito bem mais de perto com esses estudantes, o que antes não acontecia.”
Atendimento psicológico
Na área de assistência psicológica, a pró-reitora adjunta, professora Fabiane Rossi, diz que o foco da equipe de psicologia tem sido no aprimoramento dos serviços prestados aos estudantes, entre eles, a realização de treinamentos e de atividades integradas com o campus de Governador Valadares. A intenção é privilegiar as ações de prevenção e promoção de saúde mental, com o retorno da oferta de alguns projetos, inserção de novas propostas e interlocução entre setores.
Nesse sentido, vem ganhando corpo os esforços do Grupo de Trabalho formado para o debate e criação de uma política de saúde mental na instituição. “Um dos maiores desafios enfrentados neste aspecto é a importância da mudança de uma cultura institucional que necessita ser direcionada à prevenção e promoção de saúde mental dos nossos estudantes como um dos principais focos do nosso trabalho”, disse a professora.
Mais informações: