Formaram nesta quinda-feira, 10, alunos dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioerapia e Medicina (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Cerca de 60 estudantes dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colaram grau nesta quinta-feira, 10, em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo compromisso com a saúde pública. A solenidade foi realizada no Cine-Theatro Central e reuniu familiares, professores e autoridades acadêmicas.

Vice-reitor Telmo Ronzani ressaltou o papel transformador da universidade pública e reforçou a importância dos novos formandos a defenderem a saúde pública (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani, participou da cerimônia e, em seu discurso, destacou o papel transformador da universidade pública na vida dos estudantes e a importância de uma formação acadêmica comprometida com as demandas da sociedade. “Cada um de vocês retorna agora para suas cidades e regiões, iniciando um novo ciclo em diferentes contextos. Mas levam consigo a consciência do tipo de sociedade que desejam ajudar a construir como profissionais da saúde. Esta cerimônia celebra uma conquista individual, sim, mas fruto de muitos esforços coletivos.”

Ronzani também reforçou que os novos profissionais formados pela UFJF têm um papel fundamental na luta por uma saúde universal, gratuita e de qualidade.  “Defender o Sistema Único de Saúde, o cuidado ao ser humano e os princípios da saúde pública é parte essencial dessa jornada. Vocês, que agora são formados em uma universidade pública, devem seguir lutando pelo fortalecimento da saúde, que deve ser ofertada como um direito e não como mercadoria”, concluiu.

Confira as fotos da cerimônia. 

Trajetórias e sonhos realizados

Recém-formada em Fisioterapia pela UFJF, Anna Luisa Rodrigues celebra sua trajetória marcada por esforço e participação em projetos de extensão(Foto: Ana Luisa Nascimento/UFJF)

Nascida em Juiz de Fora e estudante da escola pública, a recém-formada em Fisioterapia, Anna Luisa Rodrigues, refletiu sobre o seu processo de entrada na UFJF e como esse foi um desafio recompensador: “Desde o Ensino Médio eu sempre quis entrar na faculdade, sempre estudei muito para conseguir. Eu fazia escola, cursinho popular, pegava alguns materiais de algumas pessoas que eu conheci que estudavam em escola particular e também via bastante coisa na internet. Quando eu passei foi muito bom e hoje estou me formando no curso que eu mais me vejo trabalhando.”

A formanda também ressaltou a importância da experiência em projetos de extensão na sua trajetória. “Participei de dois projetos de extensão, um deles era pediatria, e foi a melhor coisa. Foi onde eu me vi trabalhando, os professores também me ajudaram bastante a me descobrir na profissão e foi muito bom. Agora eu espero ajudar bastante no desenvolvimento das crianças aqui de Juiz de Fora.”

Gabriel Domingos, recém-formado em Enfermagem pela UFJF, descobriu sua vocação na graduação e agora inicia o mestrado (Foto: Ana Luisa Nascimento/UFJF)

Já Gabriel Domingos, recém-formado do curso de Enfermagem, contou que sua escolha pelo curso foi inicialmente uma aposta e acabou se revelando uma paixão. “No ensino médio, um tutor me disse que eu combinava com a Enfermagem. Resolvi me arriscar, e, nas primeiras disciplinas, vi que era exatamente isso que eu queria para minha vida.”

Gabriel também expressou gratidão pela trajetória na Universidade e compartilhou seus próximos passos.“A UFJF oferece muita coisa: projetos de extensão, ligas acadêmicas, eventos, campos práticos… tudo foi excelente. Agora que fui aprovado no mestrado, vou seguir na carreira acadêmica e, se Deus quiser, voltar a trabalhar na própria UFJF.”

Rômulo Caputo celebra a formação em Odontologia pela UFJF, marcada por ampla vivência clínica e pela certeza de ter feito a escolha certa (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Rômulo Caputo, natural de Ubá e agora cirurgião-dentista, destacou a escolha pela UFJF como um divisor de águas em sua vida. “A UFJF apareceu num momento oportuno, e a graduação em Odontologia foi uma excelente escolha. Tivemos uma vivência clínica muito ampla, atendemos muitos pacientes e fizemos a diferença. É, sem dúvida, uma formação de altíssima qualidade.”

Outra história de transformação é a de Camila Mello do Vale. Oficial de Máquinas formada pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, ela deu uma guinada na carreira ao ingressar no curso de Medicina da UFJF.

Camila Mello do Vale, agora formada pela UFJF, sonha em fazer residência em Oftalmologia (Foto: Ana Luisa Nascimento/UFJF)

“Quando eu fiz 18 anos não estava muito decidida, medicina era um curso que eu tinha medo pela responsabilidade, mas mudei de ideia e anos depois a área me pegou. Consegui participar de monitorias, projetos de extensão, ligas acadêmicas, o que foi muito importante. Agora pretendo fazer residência em Oftalmologia, especialmente no Hospital Universitário da UFJF, e espero ser uma profissional que entenda o outro e realmente faça a diferença para o paciente.”

Próximas cerimônias

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, mais 1.500 estudantes da UFJF colam grau no Cine-Theatro Central. As cerimônias, que marcam a conclusão da trajetória acadêmica dos estudantes, ocorrem diariamente em dois horários: às 17h e às 19h30.  

A distribuição de convites acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril, das 8h às 18h, na Diretoria de Imagem Institucional, localizada no prédio da Reitoria. Cada estudante terá direito a seis convites.

Confira as informações das cerimônias abaixo: 

Leia mais: Mais de 1.500 alunos colam grau entre os dias 22 e 24 de abril

Outros informações: (32) 2102-3966 – Equipe de Cerimonial / cerimonial@ufjf.br