Uma típica feira brasileira, pessoas transitando de um lado para outro, os gritos dos vendedores anunciando quem vende mais barato e, em meio a este turbilhão, as realidades cotidianas do país. Esse é o mote do novo espetáculo teatral “Retratos de Feira”, resultado final dos trabalhos realizados pelo Grupo Divulgação (GD) ao longo do curso Mergulhão Teatral. A apresentação única ocorre no Forum da Cultura, nesta sexta-feira, 11 de abril, às 20h. Os ingressos são gratuitos e limitados.

Com 30 atores no palco, espetáculo, com apresentação única, é resultado final dos trabalhos realizados pelo Grupo Divulgação ao longo do curso Mergulhão Teatral (Foto: José Luiz Ribeiro)

Com 30 atores no palco, a montagem traz ao público, de maneira leve e cômica, reflexões em torno de temáticas presentes no dia a dia da população. “Escolhemos fazer uma comédia no melhor estilo clássico de Molière, em que há um grande fluxo de personagens, cada um trazendo importantes vivências das figuras das feiras para o palco”, explica o teatrólogo, professor e coordenador do Grupo, José Luiz Ribeiro. “Escrevemos múltiplas esquetes que se conectam ao longo da peça, abordando questões como inflação, família, memória e poesia, representados cada um, por meio de uma barraca específica.”

Ao longo da trama, de autoria de Ribeiro, os espectadores podem conhecer a barraca dos sonhos, onde é ofertado o café, um dos elementos mais valiosos na atualidade; a barraca das frutas, administrada por uma família de feirantes que estão sempre brigando; a barraca do brechó, cuja responsável revende roupas de pessoas ricas que faleceram; e, por fim, a barraca das flores, que conta com o trio Rosa, Hortêncio e Margarida, que, às vésperas do dia de finados, recolhem as flores deixadas nos cemitérios para oferecerem aos fregueses.

Um dos destaques do espetáculo é a estrutura rotatória instalada no palco a fim de permitir que cada uma das cenas aconteça de forma ainda mais dinâmica e atrativa. Também chama a atenção o cuidado na montagem musical do espetáculo, que tem a canção “Feira livre”, do cantor e compositor Cláudio Nucci, como o tema que permeia todas as histórias e ajuda a contá-la. “Esperamos que cada pessoa presente na plateia pense na sua feira, naquela feira que sempre passa perto ou que carrega nas lembranças de infância, por exemplo. É o retrato do Brasil que queremos mostrar. E é dentro dessa dinâmica que o público pode esperar muita risada”, ressalta o autor.

Um dos destaques do espetáculo é a estrutura rotatória instalada no palco a fim de permitir que cada uma das cenas aconteça de forma ainda mais dinâmica e atrativa (Foto: José Luiz Ribeiro)

Estudar, ensaiar, encenar
Mantendo o legado construído ao longo das últimas seis décadas, o Divulgação segue oferecendo construção de conhecimento e prática teatral para a sociedade. Ao longo de um mês, a turma do curso Mergulhão Teatral se encontra todas as noites, de segunda a sexta-feira, para literalmente, imergir em aulas de teoria do teatro, preparação corporal e técnicas de atuação. Um processo intenso, que garante uma experiência diferenciada e culmina na montagem e apresentação de um espetáculo totalmente criado do zero. É um processo ideal para que o participante entenda se quer seguir na área.

Para a atriz, coordenadora dos projetos de extensão do GD e professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, Márcia Falabella, o Mergulhão Teatral é a demonstração real do poder do teatro para o indivíduo e para o coletivo. “Sempre fico impressionada com o que podemos construir em conjunto e com tanta rapidez. É interessante ver os integrantes compreendendo a importância da parte teórica para criarem a segurança de subirem ao palco”, destaca. “Algumas pessoas chegam com uma dificuldade enorme em lidar com a timidez, por exemplo, e ao longo do processo, vão vencendo os seus bloqueios. O teatro é realmente uma ferramenta poderosa para as pessoas se expressarem, se colocarem no mundo e se conectarem.”

O Grupo Divulgação
O Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Artes Cênicas, que se iniciou como um grupo de teatro universitário, nascido em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras. Formado por professores e acadêmicos, o CET se fundamenta como um grupo de pesquisa em Artes Cênicas, possibilitando, através do ensino, a difusão de conhecimentos e a extensão de uma vasta produção teatral junto às comunidades, visando à inclusão social e à construção de cidadania.

Seu repertório atesta um compromisso com a difusão da dramaturgia universal, possibilitando ao público um encontro com reflexões que, ao longo dos tempos, espelhou o ser humano, seus conflitos, angústias e sonhos. As encenações diversificadas criaram a oportunidade para os atores encontrarem a pesquisa cênica. Cada encenação tem uma visão particular que dialoga com a realidade nacional.

Mais informações
Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306