a

Agenda da reitora Girlene Alves e do diretor de Relações Internacionais, Alexandre Cadilhe (à esquerda) inclui encontro com o cônsul-geral do Brasil em Istambul, Ruy Pacheco Amaral

Em missão internacional, a reitora Girlene Alves e o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe, participam de seminário e exposição de educação, a Eurasia Higher Education Summit (Eurie), em Istambul (Turquia). Além de apresentar a UFJF e conhecer iniciativas internacionais e instituições, há a expectativa de fechar acordos com, pelo menos, duas universidades da capital turca. 

Realizado anualmente, o Eurie conecta outras partes do mundo à região da Eurásia, com foco em países da Europa oriental e da Ásia. O evento ocorre desta terça, 8, a quinta, 10, com mais de 2 mil representantes de instituições de todos os continentes, conforme a organização local.

a

Programas de intercâmbio foram abordados no encontro na Consulado-Geral (Foto: Alexandre Cadilhe/UFJF)

As atividades para a comitiva brasileira, formada por 20 instituições, já começaram nesta última segunda, 7, com reuniões no Consulado-Geral do Brasil, em Istambul, e na Presidência do Eurie e visita a universidades.

No encontro com diplomatas, foram abordados os programas PEC-G e PEC-PLE, do Ministério das Relações Exteriores, com vagas para estudantes de 75 países, incluindo Turquia, do qual a UFJF faz parte, para cursarem a graduação completa ou fazerem curso de língua portuguesa e cultura brasileira.

O planejamento inclui ainda apresentação de iniciativas de internacionalização da UFJF, como parte do painel “Oportunidades globais em educação superior no Brasil”. A explanação das ações juiz-foranas será realizada por Alexandre Cadilhe, nesta quarta, 9, às 7h (horário de Brasília; 13h em Istambul). 

UFJF é a única instituição latina, no evento, a apresentar pôster sobre ações de internacionalização (Foto: Alexandre Cadilhe/UFJF)

Em outra sessão do evento, a UFJF é a única instituição da América Latina a expor um pôster, nesta terça, 8, sobre boas práticas de internacionalização que desenvolve. A proposta, submetida por Cadilhe, terá como tema “Internacionalização e Decolonialidade”.

A fim de se apresentar a outras instituições estrangeiras, a UFJF também está presente no estande de universidades nacionais integrantes do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), entidade que está à frente da comitiva. 

Acordos e diálogo permanente

Dois acordos com universidades da Turquia podem ser fechados na missão internacional (Foto: Alexandre Cadilhe/UFJF)

A expectativa da reitora Girlene Alves é fortalecer a internacionalização da UFJF, trocar saberes e tecnologias e apresentar as potencialidades das universidades brasileiras, uma vez que, conforme a gestora, há o compromisso de todos os participantes de apresentarem o Brasil. 

“Que a gente possa fomentar acordos com algumas universidades da Europa e da Ásia. E temos a expectativa de fecharmos acordo, pelo menos, com duas instituições situadas em Istambul”, afirma. A UFJF já possui convênio com a Universidade Yeditepe, localizada na capital turca.  

A ida ao encontro é um primeiro contato com as universidades e de aprimoramento de práticas. O diálogo continua além do evento. “É uma oportunidade de estabelecer uma internacionalização não-hegemônica, alternativa ao eixo Europa e Estados Unidos”, ressalta Cadilhe. As conversas incluem países dos Brics, grupo que reúne originalmente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

Outras informações:
Eurasia Higher Education Summit (Eurie)
Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB)
Diretoria de Relações Internacionais
Instagram: dri.ufjf
internationaloffice@ufjf.br

Leia mais:
Com impulsão do Brics, UFJF adere a liga de universidades da Rússia, Belarus e Brasil
UFJF recebe representantes de universidade dos EUA
Mais de 90 estudantes são aprovados em intercâmbio internacional
Em novo edital de intercâmbio, UFJF abre 81 vagas para 11 países
UFJF abre 222 vagas para receber estudantes da América Latina e do Caribe

Siga a UFJF nas redes sociais:
Instagram:  ufjf
X: ufjf_
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial