
Ações, voltadas para os públicos interno e externo, visam integrar equipes, informar sobre serviços oferecidos, promover de educação em saúde e a garantia de direitos dentro do SUS
Mais de 35 ações foram realizadas durante todo o mês de março no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para discutir e informar sobre saúde e direitos da mulher. Um grupo de trabalho multiprofissional com mais de cem pessoas, entre profissionais do HU, professoras, residentes e acadêmicos, atuou na iniciativa, sob a coordenação da Unidade de Comunicação em parceria com a Unidade de Saúde da Mulher.
Ao todo, mais de 850 pessoas foram envolvidas na campanha, entre trabalhadores, pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que abordou temas como câncer de mama e colo de útero, infertilidade, sexualidade, maternidade, autocuidado, importância de atividade física, exames regulares e alimentação saudável, direitos da mulher, da gestante e violência doméstica.

Mais de 850 pessoas foram envolvidas na campanha, entre trabalhadores, pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
As ações aconteceram principalmente nas recepções dos ambulatórios e nas enfermarias, nas unidades do HU Dom Bosco e Santa Catarina, com pacientes e acompanhantes. Também houve decoração de setores, rodas de conversa, distribuição de brindes, palestras e exames preventivos ginecológicos para as trabalhadoras terceirizadas do setor de serviços gerais. Além disso, teve o lançamento do projeto piloto “Acolhendo uma colega de trabalho”, em que cada integrante do grupo de trabalho escolheu uma colega para oferecer apoio e cuidado, seja físico ou emocional. A ideia é que seja um projeto permanente durante todo o ano.
Entre as atividades foi destaque o dia de beleza no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizado em 20 de março, que uniu maquiagem, desfile e ensaio fotográfico com as usuárias. O dia foi dedicado a valorizar a feminilidade no mês que lembra a luta das mulheres, num ambiente mais lúdico e de integração social. Todas as ações foram publicizadas semanalmente no Instagram do HU.
Mutirão para cirurgias ginecológicas atende 7 pacientes em fila de espera

Mutirão faz parte do “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, estratégia integrada entre a Ebserh e o Ministério da Saúde, que busca agilizar o acesso de pacientes a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS)
O mês foi encerrado com um mutirão de cirurgias ginecológicas em pacientes que aguardavam os procedimentos, todos realizados no Centro Cirúrgico do HU Santa Catarina, durante a manhã e a tarde de segunda-feira, dia 31. O trabalho faz parte do “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, uma estratégia integrada entre a Ebserh e o Ministério da Saúde, que busca agilizar o acesso de pacientes a consultas e exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), colocando toda a estrutura dos hospitais universitários federais nessa parceria.
A equipe envolvida contou com médicos da ginecologia e anestesia, residentes, alunos do estágio em medicina, equipe de enfermagem do bloco cirúrgico e das enfermarias, regulação e pessoal administrativo, como de apoio da hotelaria, limpeza, transporte, suprimentos, insumos e medicamentos, além da central de material esterilizado.
“O mutirão da ginecologia possibilitou a realização do dobro de procedimentos cirúrgicos comparado ao planejamento rotineiro da especialidade”, ressalta a chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Patrícia Lima. Essa ação contribuiu para o andamento da fila de espera e melhora da qualidade de vida das pacientes atendidas, destaca. “A equipe envolvida demonstrou comprometimento e eficiência. O impacto ocorre também para a formação profissional dos nossos residentes e alunos, que estavam motivados para o processo de ensino aprendizagem proporcionado pelo mutirão. Agradeço todos os envolvidos nessa proposta que colaboraram para a realização deste mutirão”, acrescenta.
Sete cirurgias foram realizadas neste primeiro mutirão do ano: ninfoplastia (cirurgia íntima feminina para corrigir tamanho e forma de pequenos lábios vaginais); histeroscopias (exame que possibilita identificar eventuais alterações no útero); histerectomia abdominal total (cirurgia que remove útero e colo de útero); laqueadura vaginal (ligadura de trompas), exérese de tela de Sling – extrusão (procedimento que remove tela que pode ter se deslocado após cirurgia para tratar incontinência urinária) e EZT Tipo III (procedimento cirúrgico que remove parte do colo do útero).
Novas edições do mutirão foram sugeridas para manter o fluxo de atendimentos. Além dessa ação, nos últimos quinze dias o HU também ofereceu atendimentos em coloposcopias, contemplando 36 pacientes, e 33 ultrassons para 15 atendimentos em medicina fetal, tudo dentro da programação do Ebserh em Ação.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.