Desenho do artista Carlos Bracher, à época da construção do prédio onde hoje é o Museu.

Ícone da arquitetura moderna, o edifício do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será retratado no primeiro encontro do ano do grupo Urban Sketchers. Os desenhistas se reúnem neste sábado, 29 de março, a partir das 9h, no local. 

De acordo com o artista plástico Petrillo, um dos membros do grupo, a atividade é aberta ao público, que pode juntar-se a eles para desenhar, devendo levar apenas o material de preferência para o desenho. “Não há necessidade de a pessoa apresentar uma técnica primorosa, perfeita. O que importa é ela imprimir, à sua maneira, o que está sendo observado”, explica. 

O edifício foi construído originalmente para abrigar a Reitoria da UFJF e, desde 2005, é sede do Mamm. Ele foi projetado pelos engenheiros Nicolau Kleinsorge e Waldemar Bracher e pelo então estudante de arquitetura, o artista Décio Bracher, que priorizaram as linhas retas e as formas geométricas simples. “O clássico permanece mais tempo em cartaz do que o efêmero. A boa arquitetura é, em si, um ornamento”, defendia Décio. Na época da construção, Carlos Bracher também contribuiu com o projeto, realizando os desenhos de arquitetura. Os trabalhos desenvolvidos pelo artista fazem parte hoje do acervo do Mamm.

O Museu fica à Rua Benjamin Constant 790, no centro.

Outras informações
producao.mamm@ufjf.br
(32) 2102-3583