Com o objetivo de ampliar o debate sobre a igualdade de gênero dentro e fora dos espaços acadêmicos, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Confira a programação completa do mês da mulheres na UFJF-GV:
12 de março – 13h20 – Roda de conversa com a professora do curso de administração da UFJF-GV e escritora Margarida Oliveira, autora da Tetralogia “Mulheres que Vão ao Fim do Mundo” – Sala B103 – Unidade Centro.
Enredo: A tetralogia mescla realidade e ficção, a partir de ampla pesquisa da escritora junto à imigração. Os livros refletem as vulnerabilidades, os desafios e as superações das mulheres, destacando a força, resiliência e esperança presentes em suas trajetórias migratórias.
19 de março – 13h20 – Exibição do documentário TransVida – As Mulheres da 116 – Sala B103 – Unidade Centro
Enredo: O documentário “TransVida: Mulheres da 116” busca dar voz às experiências de mulheres trans que se envolveram na prostituição como a única forma de sobrevivência. Apesar das diversas visões sobre a prostituição, esta ainda é a principal ocupação para a população trans e travesti no Brasil. Os corpos trans são frequentemente hostilizados e marcados pela vulnerabilidade, agravada pelo descaso e violência. Este documentário visa quebrar estigmas, sensibilizar o público e promover a compreensão das complexas realidades enfrentadas por essas mulheres. O material é de 2024 e tem direção de Mônica Coelho Produções e Eventos, sendo apoiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Governador Valadares.
20 de março- 14h – Roda de conversa “Os lugares que ocupamos – uma conversa sobre espaços de gestão dentro das universidades” – Formato remoto através do link
Com o objetivo de refletir sobre a participação das mulheres junto à gestão universitária, em especial o campus avançado, será realizado um encontro, com participação das servidoras Angélica Cotta, gerente de graduação da UFJF-GV e Nathane Fernandes, vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O encontro vai apresentar dados coletados junto aos setores da universidade, sobre a participação das mulheres no ambiente acadêmico.
25 de março – 18h30 – Roda de conversa “Religiões de matriz africana e racismo religioso”, com a mestranda em Desenvolvimento Social, Letícia Imperatriz – Sala 4 – Unidade São Pedro
A convite da UFJF-GV, e com apoio da Procult, Letícia Imperatriz vem a Governador Valadares para conversar com a comunidade sobre o seu trabalho junto a diferentes órgãos que atuam junto à igualdade racial e de gênero. Imperatriz é uma mulher transvestigenere negra e de periferia. Já atuou como socióloga em Montes Claros, junto ao UNIAFRO da Unimontes, na Coordenação Estadual da Aliança Nacional LGBTI+. Esteve à frente da coordenadoria da Igualdade Racial e, junto à Fundação Cultural Palmares, foi responsável pelo processo de certificação da comunidade rural quilombola de Montes Alto em Montes Claros e pela Comunidade Remanescente de Quilombo Florentino José dos Santos. Atualmente é membra do Observatório norte Mineiro de Violência de Gênero e coordenadora do Projeto Transidentidade do Norte de Minas.