O ano letivo de 2025 começou para os programas de residência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Mais de cem residentes médicos, uniprofissionais e multiprofissionais foram recepcionados em solenidade realizada no Anfiteatro I do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, nesta quinta-feira, 6 de março. A ocasião reuniu autoridades, gestores públicos, preceptores e estudantes.

Evento, no ICH, reuniu autoridades, gestores públicos, preceptores e estudantes (Foto: Comunicação HU/Ebserh)

A reitora da UFJF, Girlene Alves, enfatizou para os presentes a importância do Programa de Residência Médica e a valorização do Sistema Único de Saúde. “Eu desejo que vocês lutem para acabar com as desigualdades de saúde existentes na nossa sociedade. O valor para que a gente invista nas residências no Brasil é muito alto, não somente no quesito financeiro, por isso precisamos de redes que nos acolham. Precisamos de diálogo com a rede básica, com as secretarias de saúde, objetivando afinar os fluxos e ter um cenário ideal para poder cuidar das pessoas.” 

Eu desejo que vocês lutem para acabar com as desigualdades de saúde existentes na nossa sociedade. Precisamos de diálogo com a rede básica, com as secretarias de saúde. (Girlene Alves, reitora da UFJF)

O superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, deu as boas-vindas e orientou os novos profissionais sobre a importância de um atendimento mais humanizado: “Nosso grande objetivo no hospital é fortalecer. O paciente quer olho no olho, é o que a gente precisa. Não sejam apenas profissionais de computador. O HU está pronto para recebê-los. O desafio é grande, mas nós temos uma excelente equipe. Parabéns por escolherem fazer parte desse hospital.”

O gerente de Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa, felicitou os residentes: “Sejam muito bem-vindos a um hospital 100% SUS. Isso nos torna diferentes. Nos orgulhamos muito disso e é importante que todos tenham o mesmo orgulho que nós. Em todas as pesquisas de satisfação, o nosso usuário está satisfeito. Agora vocês fazem parte dessa equipe e têm essa responsabilidade também. Pratiquem a empatia, trabalhem em equipe e lembrem: vocês agora passam a ser espelho. Bem-vindos, que vocês tenham uma ótima jornada no HU-UFJF.”

O paciente quer olho no olho. Não sejam profissionais de computador. O HU está pronto para recebê-los. O desafio é grande, mas temos uma excelente equipe. (Dimas Araújo, superintendente do HU-UFJF)

Em vídeo de boas-vindas, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, afirmou que a residência é e continuará sendo o padrão ouro de formação de especialistas no país. “Isso porque forma profissionais com qualidade para atuarem com mais habilidade, competência, segurança e compreensão do papel do especialista no SUS. Esperamos que vocês aproveitem cada momento, vivam intensamente o cotidiano dos nossos hospitais universitários, aprendendo a se relacionar, a desenvolver habilidades e a aproveitar a convivência multiprofissional proporcionada nestes ambientes”, pontuou.

A mesa solene contou ainda com as presenças da secretária adjunta de Saúde de Juiz de Fora, Denecy Chagas, que representou a prefeita Margarida Salomão; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila de Faria; e do superintendente regional de Saúde, Rodrigo Mattos. Após a abertura, o evento teve duas palestras: “Projeto Terapêutico Singular como prática de integração multiprofissional”, ministrada pela enfermeira Valesca dos Reis, e “Inteligência Artificial”, proferida pelo nutricionista e professor da UFJF, Renato Nunes. 

Residentes tratam oportunidade como realização profissional e base para toda a vida (Foto: Comunicação HU/Ebserh)

Expectativas
Beatriz Rosa é uma das novas residentes que passam a atuar no HU-UFJF. Ela é nutricionista e está inserida agora no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto, com ênfase em Doenças Crônico Degenerativas. A profissional conta que a chegada como residente no HU é a realização de um sonho pessoal e profissional desde o início da graduação, também na UFJF. 

 “Apesar de ser um ambiente em que a gente, de certa forma, já conhece, é tudo muito diferente. Eu pretendo aprender bastante e desenvolver novas competências para esse lado profissional, já que é dos meus primeiros contatos. Eu me formei no final do ano passado e acho que é uma oportunidade muito boa, de trabalhar com a equipe multi, por se tratar de uma residência multiprofissional”, afirmou. 

 Já o médico Mateus Vale foi aprovado para exercer a segunda residência médica no HU-UFJF, agora na área de Gastroenterologia. Ele contou sobre suas expectativas nessa nova jornada. “Eu me mudei para Juiz de Fora em 2023, já fiz uma residência de Clínica Médica aqui e terminei semana passada. Agora a gente entra numa subespecialidade, já que na Clínica a gente vê de tudo um pouco, roda praticamente todos os cenários do hospital. Na Gastroenterologia, é algo mais direcionado, uma área que eu quero atuar no resto da minha vida. Então, será uma experiência que vai precisar de muito mais dedicação da minha parte”, frisou.