Estudantes do nono período acompanharam, em tempo real, todos os detalhes de uma cirurgia de implante dentário

Teoria e prática formam uma dupla inseparável quando falamos da aquisição de conhecimento. Atentos a isso, professores do curso de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveram, no último dia 11, uma cirurgia de implante dentário com transmissão simultânea em vídeo para os alunos do nono período, algo inédito na disciplina de implantodontia, que é essencialmente teórica e, em muitas outras instituições de ensino superior, sequer consta dos currículos.

Iniciativa dos docentes Cleverton Corrêa Rabelo, Ana Emília Farias Pontes, Cleidel Aparecido Lemos e Carlos Eduardo Alcântara, a atividade possibilitou aos futuros dentistas acompanharem em detalhes o passo a passo que envolve uma cirurgia de reabilitação oral com implante dentário. Além de assistir, os discentes ainda puderam interagir com os professores e sanar dúvidas sobre o procedimento.

“Na prática clínica odontológica, sabemos que a solidificação do conhecimento se estrutura em uma curva de aprendizado onde a prática se faz necessário para o aprendizado se consolidar. A demonstração da cirurgia em tempo real, permite que o estudante perceba todo o fluxo da ciência se encaixando durante os procedimentos técnicos que são aplicados”, afirma Cleverton.

O professor também destaca a forma inovadora como a implantodontia é trabalhada na UFJF-GV. “Apesar de ter sua confirmação científica suportada pela osseointegração com titânio há 60 anos, ainda é uma disciplina nova nos currículos. Na maioria das vezes, não existe a disciplina e o seu conteúdo é fragmentado e desenvolvido teoricamente em outras disciplinas. Aqui, ela é ministrada de forma integrada por professores das áreas de prótese, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial”, explica.

Para Marco Antônio Rodrigues, a atividade acrescenta muitas contribuições à sua formação. “Trouxe um procedimento que, na grade normal, não teríamos acesso. A gente conseguiu ver com muito detalhes, pudemos ter contato com os materiais e com outras coisas que são importantes, como a sedação medicamentosa, algo que não usamos no dia a dia da faculdade, e que ele [Cleverton] mostrou como faz, como o paciente fica… Então, foi um conjunto de coisas que engrandeceu muito para nós, alunos”.

Professores de várias disciplinas do curso realizaram a cirurgia e interagiram com os alunos

Alice Helal também acompanhou a cirurgia e conta que como foi a experiência. “Permitiu alinhar o conhecimento teórico ao prático, ainda que não fosse eu que estivesse ali realizando o procedimento. Nós tivemos demonstrações prévias sobre o assunto, as peças, os tipos de implantes, moldagens e explicações sobre o plano de tratamento da cirurgia, analisando a tomografia do paciente. Foi um momento de bastante aprendizagem, porque eu e toda a turma pudemos, ao mesmo tempo, tirar dúvidas com os professores. Acompanhar a cirurgia de implante foi, sem dúvida, uma experiência positiva e enriquecedora para a minha formação acadêmica em odontologia, levando em conta que esse procedimento não é contemplado na graduação, pois não o fazemos nas clínicas. Sendo assim, eu pude entender mais sobre a prática e também sobre os critérios importantes a serem observados antes, durante e após o processo”, reforça a estudante.