Foi realizada na última quarta-feira, 12, a aula inaugural para 40 estudantes ingressantes do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPgCAS) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV).
A aula ministrada pelo coordenador do PPgCAS , professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, buscou repassar aos discentes informações sobre o funcionamento do programa, normativas e regulamentos, bem como orientações de como aproveitar as atividades ofertadas.
“Quero destacar a entusiasmo com o qual todo corpo docente recebe os novos estudantes. Para nós é a concretização de uma importante meta. Enquanto coordenador não posso deixar de agradecer a cada docente, discente e técnico administrativo que compõe o PPgCAS”, afirmou o professor.
Criado em 2019, o PPgCAS formou até o momento 53 mestres em Biociências e a tendência é que o número de pesquisadores formados pelo programa não pare de crescer. É o que demonstra o último edital de seleção de discentes, cuja procura foi recorde, com 122 inscritos, três vezes mais que o edital anterior.
Para o professor Pedro Berbert, a alta demanda é fruto de um trabalho de divulgação das ações do programa junto à comunidade de Governador Valadares, e reflete o impacto que o programa tem conquistado em suas ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. “Realizamos um trabalho amplo de divulgação do edital e aumentamos o número de docentes orientadores. Todos esses aspectos refletiram no aumento da procura de candidatos, que embora esperado, nos surpreendeu”.
Com um corpo docente ampliado e diversificado, o PPgCAS se prepara para mais um ciclo de crescimento e consolidação. Este ano marca o início de um novo ciclo de avaliação da CAPES(2025-2028) e a expectativa é que as metas do quadriênio anterior sejam superadas. “No quadriênio (2021-2024) titulamos aproximadamente 50 discentes, uma meta importante para o programa. Também obtivemos uma elevada produção intelectual, aumento no número de docentes e discentes do programa, bem como diversificação da oferta de disciplinas e oportunidades para nossos discentes, como a possibilidade de atuarem em um programa de Extensão”, finalizou Pedro Berbert.