Estão abertas inscrições para o Programa de Apoio à Qualificação (Proquali) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O edital foi publicado nesta quarta-feira, 29, no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e traz 130 bolsas para servidores que estejam matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu. A seleção também irá formar um cadastro reserva para o programa, assim os candidatos excedentes poderão ser convocados posteriormente.
As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 10 de fevereiro, pelo Siga-3. Os requerentes não podem ter escolaridade ou titulação equivalente a ser alcançada com a concessão da bolsa e já devem estar devidamente matriculados nos cursos. Os cursos podem ser gratuitos ou pagos, desde que tenham o reconhecimento do Ministério da Educação. Todos os critérios para participação e seleção estão listados no edital.
Dentre as 130 bolsas previstas, cinco são para graduação, sendo elas destinadas a técnico-administrativos em Educação (TAEs); outras cinco para a pós-graduação lato sensu, e 120 para a pós-graduação stricto sensu, ambas as modalidades abertas a TAEs e a professores da instituição.
Os valores mensais da bolsa são de R$450 para graduação e pós-graduação lato sensu e de R$1.130 para pós-graduação stricto sensu. A vigência do edital é de janeiro a dezembro de 2025, dessa forma, os servidores devem se inscrever a cada novo edital, para requerer a manutenção do benefício durante o curso.
De acordo com o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Warleson Peres, a Administração Superior conseguiu garantir o mesmo montante de recursos do ano passado para o programa, mantendo o número de bolsas, “o que é um compromisso institucional para a melhoria contínua de nosso quadro funcional”.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 25 de fevereiro e a relação final dos servidores selecionados e dos excedentes no dia 25 de março.
Qualificação profissional
O Proquali foi criado em 2010 e desde então já contemplou cerca de 1.300 servidores, política que se reflete na qualificação profissional de quem trabalha na UFJF. Segundo dados levantados pela Progepe, 83% dos 1.456 TAEs da instituição possuem especialização, mestrado ou doutorado. Já entre o corpo docente, dos 1.530 efetivos de ensino superior, 90% possui doutorado.
Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail qualifica.progepe@ufjf.br.