O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu na última terça-feira, 17, o III Ciclo Integrador do PET Saúde Equidade. O evento realizado na unidade São Pedro teve como objetivo apresentar parte do Planejamento Estratégico Situacional dos Comitês de Equidade da Macrorregião Leste de Minas Gerais, que abrange 51 municípios. Para tanto, reuniu cerca de 60 pessoas, entre estudantes, tutores, preceptores da Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais e orientadores de serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares.
Organizado pelos grupos tutoriais coordenados pelas professoras Pollyanna Costa Cardoso, do departamento de Nutrição e Ludimila Forechi, do departamento de Fisioterapia, o evento foi dividido em dois momentos: inicialmente foram promovidas 5 rodas de conversa para discussão da espinha de peixe resultante do Planejamento Estratégico Situacional dos Comitês de Equidade de cada grupo tutorial do PET Saúde Equidade da UFJF-GV. Os discentes trabalharam com essa temática desde agosto de 2024, e puderam compartilhar suas experiências ao contactar os municípios da macrorregião Leste de MG. Em um segundo momento ocorreram apresentações dos 5 grupos tutoriais para toda a plenária incluindo as considerações, sugestões e proposições refletidas na atividade anterior.
De acordo com a professora Ludimila Forechi, foram meses de muito estudo e início do contato com os 51 municípios que compõem as 4 microrregiões de saúde da macrorregião leste de Minas Gerais. “Os diferentes olhares se somam para fortalecer as Políticas de Equidade, porque ora os gestores, ora os espaços destinados para discutir esta temática, enfrentam dificuldades para implementação das políticas devido à falta de capacitação, conscientização, sensibilização e de entendimento frente as reais necessidade das populações vulneráveis. Foram 2h30 de muito compartilhamento e aprendizado, com certeza os(as) alunos(as) estão preparados para as próximas etapas do projeto”.
Já a coordenadora do projeto PET Saúde Equidade, professora Meirele Rodrigues Gonçalves, do departamento de Educação Física, destaca o protagonismo dos estudantes da UFJF-GV no processo. “Foram 40 estudantes dos 10 cursos de graduação da UFJF-GV, envolvidos em todas as etapas de planejamento, coleta de informações, análise e apresentação dos resultados. Este projeto é muito potente para promover formação discente em cenários reais de prática, induzir a reformas curriculares cada vez mais atualizadas e sobretudo para fortalecer o SUS, por meio da qualificação dos serviços e de aprimoramento dos processos de gestão”.
De acordo Leydmylla Rocha dos Santos, estudante do Grupo tutorial GT4 Microrregião de Resplendor, a partir das discussões realizadas foram sugeridos objetivos e possíveis ações que serão importantes para debater as particularidades de cada município. “Mais adiante pretendemos dar o retorno aos municípios, fortalecendo o nosso diálogo e parceria para futuras intervenções, e consequentemente estimulando a integração ensino-serviço-comunidade”.
Para a estudante do Grupo tutorial GT3 Microrregião de Mantena, Leicimara Da Silva Almeida , foi possível perceber que os desafios enfrentados entre os diferentes municípios são semelhantes. “Situação que demonstra a importância de trabalharmos juntos em busca de soluções mais justas e equitativas”.
Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares e preceptor do PET Saúde Equidade da UFJF-GV, Rômulo Batista Gusmão acredita que a atividade do ciclo integrador foi importante para o fomento da compreensão sobre a relevância do tema entre os municípios da macrorregião leste de MG. “Saber que cada gestor, e respectivas equipes técnicas estão sendo provocados a rever seus processos de trabalho, políticas e dinâmicas de governança me anima na expectativa de qualificação do SUS em nosso território. Me enche de esperança quanto a políticas de saúde mais inclusivas, universais e de qualidade ao cidadão. Sou otimista com o que conseguiremos juntos entregar enquanto resultado deste projeto desafiador, não somente ao serviço – gestão e assistência – como também às instituições formadoras. Agradeço imensamente à UFJF e todos os atores envolvidos pela oportunidade desta iniciativa integrada”.