Homenageados tem reconhecida contribuição para a história da Universidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra seus 64 anos com a cerimônia de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek, reconhecendo 28 pessoas que contribuíram significativamente para a história da Instituição. O evento acontece no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), nesta quarta-feira, 18, a partir das 19h.

A medalha, instituída em 2003, é uma das maiores honrarias concedidas pela Universidade. Inicialmente era voltada para ex-alunos que se destacaram no cenário nacional, mas, desde 2016, a homenagem é ampliada a servidores docentes, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e membros da comunidade que desempenharam papeis de destaque na UFJF. 

William Silva, funcionário terceirizado com 13 anos de dedicação aos serviços gerais da Faculdade de Educação foi indicado pelo profissionalismo e comprometimento exemplar (Foto: Carolina de Paula)

A indicação dos nomes é feita pelas unidades acadêmicas e pela Administração Superior, e a aprovação final cabe ao Conselho Superior (Consu). Um dos homenageados deste ano é William Silva, funcionário terceirizado com 13 anos de dedicação aos serviços gerais da Faculdade de Educação (Faced). Conhecido por sua simpatia, Silva foi indicado pela direção da Faculdade, que destacou seu profissionalismo e comprometimento exemplar.

“Receber essa homenagem é uma grande honra, especialmente por ter estudado em uma escola que leva o nome de Juscelino Kubitschek, um dos maiores presidentes do nosso país. Saber que serei reconhecido dessa forma me emociona profundamente”, diz.

Hospital Universitário indicou a servidora TAE aposentada, Elazir Paletta, pela trajetória na área de gestão de pessoas (Foto: Arquivo Pessoal)

Já a indicação do Hospital Universitário da UFJF, sob gestão da Ebserh (HU-UFJF/Ebserh), foi para a Técnico-administrativa Elazir Paletta, licenciada em Educação Física e especialista em Gestão de Pessoas pela Instituição. Aposentada da UFJF, Elazir iniciou sua trajetória focada na capacitação dos servidores do Restaurante Universitário (RU), promovendo campanhas educativas. Ela também fez parte da equipe da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), onde foi responsável pela idealização de eventos significativos, como o Encontro Só para Mulheres da UFJF, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

“Desde o meu ingresso na UFJF, fui acolhida e incentivada a desenvolver minhas propostas com muito carinho pela Universidade. Receber esta homenagem, a Medalha JK, é um motivo de imenso orgulho para mim e minha família. Sempre me dediquei ao HU de corpo e alma, e tenho muito amor por essa instituição e pelas pessoas queridas com quem trabalhei. O trabalho realizado no HU é de grande importância para a comunidade, e ser reconhecida com essa honraria é um momento emocionante.”

A docente Nayara Tozei, do Departamento de Economia do campus avançado de Governador Valadares, recebe o reconhecimento pelo trabalho como coordenadora e vice-coordenadora do curso (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Governador Valadares, a docente Nayara Tozei, do Departamento de Economia, será homenageada por suas contribuições enquanto vice-coordenadora e coordenadora do curso. “Recebi a indicação para a medalha com surpresa e felicidade. Meu período como vice-coordenadora e, depois, como coordenadora, foi intenso e repleto de desafios. Enfrentamos cada situação com o apoio de vários colegas docentes. É gratificante perceber que o trabalho administrativo, essencial para a Universidade, está sendo reconhecido. Isso me serve como incentivo para continuar contribuindo com a instituição.”

Neste ano, a medalha também será concedida in memoriam ao professor Saulo de Freitas Araújo, que atuou no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e foi diretor do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt (Nuhfip). A indicação foi feita pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH). Além dele, será homenageado o professor Carlos Alberto Mourão Júnior, do Departamento de Biofísica e Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ambos dedicaram suas vidas de forma ativa ao ensino e à pesquisa. A medalha será entregue aos familiares.

Confira a lista de nomes dos indicados de 2024: