Terminou neste domingo a segunda etapa da edição 2025 do Programa de Ingresso Seletivo Misto 2025 (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), considerada a maior da história. Cerca de 40 mil estudantes fizeram as provas, sendo quase oito mil em Governador Valadares, e já podem acessar o Gabarito oficial do primeiro dia, no site da Copese. Apesar da magnitude do Pism, o processo aconteceu sem grandes intercorrências e comprovou que a metodologia do programa contribui de forma significativa para o amadurecimento dos estudantes em relação a essa fase da vida, onde eles começam a participar de diferentes processos seletivos.
Além do cuidado institucional, o apoio dos responsáveis é fundamental para garantir tranquilidade e concentração dos candidatos. Eli Barros Bitencourt é pedagoga e mãe de uma candidata do Pism III. Há alguns anos ela viu a filha mais velha passar pelo mesmo processo. Eli garante que faz um acompanhamento próximo à filha mais nova, a lembrando sempre sobre sua individualidade. “Vejo que minha filha se dedicou muito e tem como referência a irmã, que faz Medicina. O modelo do Pism é o que há de melhor para essa fase que estão vivendo. Eu vejo no ambiente escolar a pressão que existe sobre os adolescentes. Sabemos que o aspecto emocional influencia muito nas avaliações e nas escolhas deles. Fazer a prova em etapas os deixa mais seguros e dá tempo para pensarem sobre a profissão que vão escolher. É uma forma de humanizar esse processo, que já é muito desgastante para eles”, lembra Bitencourt.
Sandra Teixeira trouxe a filha, Letícia, de Ipatinga, para realizar o módulo II. Ela também considera que o Pism tem uma metodologia mais justa com os participantes. “Processos por etapas é muito mais interessante para os estudantes. É uma cobrança dentro da realidade de cada idade. E eles têm mais tempo para estudar cada matéria”, afirma Teixeira. Letícia concorda com a mãe. “Este ano estou muito mais tranquila que em 2023. Consegui pensar e já sei qual curso quero tentar. Estou me dedicando muito em cada etapa, para conquistar esse sonho”, afirma a adolescente de 17 anos.
Preparando o voo juntos
Engana-se quem acha que apenas os adolescentes amadurecem com a realização de uma seleção em etapas. É uma conquista para todos. Érica Barbosa Magueta Silva, servidora da UFJF-GV, trouxe o filho mais velho para fazer o módulo I do Pism. “Foi muito emocionante deixar ele na escola. E estou me preparando para vê-lo maratonar essa nova fase da vida. Ele está próximo de escolher uma profissão e tem feitos vários processos seletivos. Neste momento, estou com um misto de orgulho, vendo o desenvolvimento do meu filho, que está se estabelecendo bem, mas também com um pouco de apreensão, já que em breve ele não estará mais sob os meus cuidados e proteção.”
Sandra Ferreira de Moura e Oziel de Paula são de Mantena, cidade que fica há 140 km de GV. Eles trouxeram o filho Hilquias Ferreira de Moura Santos, de 17 anos, para fazer a prova do Pism II. Para Moura, o filho demonstra cada vez mais maturidade, o que a deixa tranquila para as novas fases. “Tenho muitas expectativas em relação ao processo e estou muito feliz por ele, pois sei que é algo muito importante para o seu futuro. Vejo que ele conseguirá ficar bem, mesmo morando longe da família”, afirma. Já o pai assume que ainda está se preparando. “Confesso que ainda estou amadurecendo a ideia em relação à essa nova fase da vida dele. Mas sei que é algo muito importante e o vejo muito feliz em seu futuro”, garante Paula.
Nesta segunda, dia 16, entre 9h e 16h, os candidatos podem fazer pedidos de recurso relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova dos três módulos. O pedido deve ser realizado na Área do Candidato, por meio de formulário próprio, e será analisado somente se constarem as razões específicas para cada questão ou gabarito contestado. As notas das provas e o resultado final do módulo III serão divulgados nos dias 20 de fevereiro e 11 de março de 2025, respectivamente. As notas dos módulos I e II serão divulgadas em 16 de junho e o resultado final sai dia 8 de julho de 2025. Todas as informações são encontradas no site da Copese.