As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) começaram neste sábado, 14, para 47 mil inscritos em cinco cidades de aplicação. O primeiro dia de exames avaliou conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química, para os participantes dos módulos I e II, em provas objetivas e discursivas. Já os inscritos do Pism III fizeram provas de Língua Portuguesa e Literaturas, Matemática e Biologia, além de questões discursivas relacionadas à área de conhecimento do curso escolhido.
Pism I
A prova do módulo I de Língua Portuguesa trouxe a música do Emicida, “A ordem natural das coisas” e um pequeno texto publicado por ele na plataforma X, relacionando-os na mesma temática, a da periferia. Também abordou um texto do linguista brasileiro Luiz Antônio Marcuschi acerca da relação entre gêneros de textos orais e escritos. Já nas dissertativas, um texto sobre maternidade refletia sobre a presença das telas no cuidado com os filhos.
O conteúdo de Geografia apresentou mapas com eventos climáticos, uma questão com projeções cartográficas e um texto sobre a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) das Praias, que possibilitaria privatizar faixas de areia à beira mar, hoje propriedades da União pela Constituição Federal. A questão relacionava o impacto na vegetação litorânea com a PEC.
Já nas dissertativas, avaliou a transição energética usando como exemplo o Vale do Jequitinhonha, produtor de lítio, e também a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém, no próximo ano. Em Matemática, havia questões sobre funções quadráticas e exponenciais, além de geometria espacial. Entre os conteúdos de Química, a prova cobrou a fórmula do íon bário, equações químicas e fórmulas moleculares. Para Beatriz Costa, 15 anos, de Conselheiro Lafaiete, esses foram os conteúdos mais difíceis da avaliação.
Pism II
A prova de Língua Portuguesa do módulo II incluiu um Projeto de Lei (PL) do deputado José Neto (PP/GO), que propõe a regulamentação da profissão de influencer digital, abordando, nas questões, gênero textual e verbos modais, e aspectos como parcialidade e imparcialidade. A prova discursiva apresentou um texto científico que tratava sobre a “tiktokização” das profissões.
Em Geografia, a avaliação objetiva abordou análise demográfica, incluindo pirâmide etária, e nas discursivas, uma questão sobre racismo ambiental, usando o exemplo das enchentes no Rio Grande do Sul.
A prova dissertativa de Matemática apresentou questões sobre progressão aritmética e geométrica. Em Química, uma questão tratava das reações químicas envolvendo a glicose no corpo humano e a outra sobre limite planetário, fatores relacionados ao equilíbrio natural da Terra.
Pism III
No Pism III, questões das avaliações objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas trouxeram texto crítico ao trabalho de entrega por aplicativos, uma forma de hiperexporação e desumanização das relações trabalhistas. Além disso, “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes, fazia mais uma crítica sobre a desigualdade entre os valores das coisas e a mão-de-obra do trabalhador.
A prova objetiva de Biologia abordou as queimadas e a devastação no Pantanal, os eventos climáticos e as alterações nas relações entre as espécies (animais e plantas), com risco de extinção ou mudanças drásticas de ecossistemas. Outras questões trabalharam, ainda, temas como os efeitos da exploração do garimpo em terras indígenas pela contaminação por mercúrio das populações nativas, a pandemia de Covid-19 e as vacinas de combate ao vírus.
Em Matemática, entre as questões objetivas, foram cobrados conteúdos de geometria, polinômios e binômios. No módulo III, os candidatos fazem provas discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido.
Para Ana Linda, de Mar de Espanha, que está tentando uma vaga para o curso de Ciências Exatas, a prova foi mais difícil do que ela esperava. “Como estava nervosa, bem nervosa hoje, acho que isso influenciou. Amanhã acho que vou me sair melhor”. Ela conta que escolheu a UFJF pela proximidade com a cidade e pela boa estrutura. “É uma oportunidade de ingressar numa faculdade boa e poder melhorar na vida.”
Próximas provas
Neste domingo, 15, os inscritos no Pism I e II fazem provas objetivas e discursivas de Literaturas, Biologia, Física e História. Para os candidatos do módulo III, as objetivas serão de Física, Química, Geografia e História; e as discursivas de acordo com a área de conhecimento do seu curso.
Leia mais
Candidatos do Pism 2025 começam primeiro dia de provas
Outras informações
(32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).