O Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação (Nejus) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) promoveu entre os dias 4 e 6 de dezembro, o simpósio Infâncias, Adolescências e Juventudes: experiências e potencialidades pela Socioeducação e Justiça Restaurativa.
O evento procurou discutir pautas referentes a políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes na região de Governador Valadares e, para tanto, contou com representantes do Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social, Central de Acompanhamento de Alternativas Penais, Centro Socioeducativo de Governador Valadares, dentre outros órgãos voltados ao tema.
A construção e manutenção de projetos foi um dos destaques da primeira roda de conversa. Representando o Ministério Público, a promotora Mariana Cristina Diniz dos Santos, que atua na área cível da Infância e Juventude, ressaltou a importância de que o município de Governador Valadares busque construir políticas públicas de estado e não de governo. “Nós estamos aqui ocupando cargos. Infelizmente não há uma política de estado que garanta a continuidade dos serviços”.
Na avaliação da também promotora de justiça, Natália Nogueira Soares Marra, da área de execução de medidas socioeducativas na Infância e Juventude, “é preciso se constituir fluxos institucionais, uma vez que não se pode perder o que está sendo construído de positivo”.
O evento contou ainda com palestras, debates e uma oficina com a participação da professora Nayara Medrado, do departamento de Direito da UFJF-GV, e dos facilitadores em justiça restaurativa Raquel Motta e Gabriel Rodrigues.
Para o professor Bráulio Magalhães, as atividades conseguiram evidenciar os projetos existentes e apresentar outros a serem desenvolvidos. “Conseguimos realizar um segundo encontro de uma rede de articulação, na qual o Nejus tem participado e ajudado com capacitações, com intervenções pelos projetos de extensão nas unidades de atendimento, de medidas protetivas e socioeducativas. A gente quis evidenciar isso, bem como manter o estímulo dos servidores dos diversos órgãos que lidam com esta temática”.
Mais informações sobre o Nejus estão disponíveis no perfil @nejus.ufjfgv no instagram.