Da esquerda para direita: pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira; o vice-reitor, Telmo Ronzani; e a coordenadora de Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, Patrícia Curvelo (Foto: UFJF)

Novos recursos em uma nova interface estão disponíveis no Siga X, sistema da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), facilitando o gerenciamento da vida acadêmica dos estudantes e demais usuários. O lançamento aconteceu na segunda-feira, 9, para diretores, coordenadores de cursos e setores da instituição, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. 

Segundo a coordenadora do Centro de Gestão do Conhecimento (CGCO), Patrícia Curvelo, o setor tem trabalhado ultimamente focando na experiência do usuário, e não somente entregando serviços solicitados pelas áreas administrativas da Universidade. Esse novo olhar possibilitou, por exemplo, a criação do “Portal do Aluno”, dentro do Siga X, que irá reunir informações de interesse dos estudantes, antes dispersas por várias páginas. 

Por meio deste novo módulo, é possível solicitar e acompanhar a flexibilização curricular, antes feita pelo SEI, consultar o saldo para refeições do Restaurante Universitário e ver o cardápio, emitir histórico acadêmico, ter acesso a comunicados dos coordenadores, entre outros recursos. Outra novidade é que coordenadores e orientadores de projetos poderão cadastrar seus editais no Portal do Aluno, facilitando a busca e visualização de bolsas disponíveis. 

Nova interface do Siga X (Ilustração: CGCO)

A intenção é ir complementando o Portal com outras funcionalidades ao longo do ano e também criar portais específicos para os docentes e técnico-administrativos. “Essa é a primeira entrega do projeto, que foi devidamente aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFJF, vamos estar sempre evoluindo, e as coisas vão mudar de lugar”, disse Patrícia em referência ao Siga Azul e Siga Laranja. A ideia é que algumas ações atualmente realizadas nesses locais migrem para o Siga X, ainda que não seja possível levar tudo para o novo sistema. Um dos exemplos é a mudança do sorteio cultural do Siga Laranja para o Siga X.

Em breve, o login para os diferentes sistemas SIGA será unificado, permitindo que o usuário acesse todas as plataformas sem precisar se desconectar de cada uma delas. Além disso, o layout dos sistemas será padronizado, criando uma experiência mais integrada e facilitando a navegação. O projeto de reestruturação terá duração de 18 meses, com início em junho deste ano.

Durante o evento de lançamento, o vice-reitor Telmo Ronzani destacou o impacto positivo do trabalho realizado pelo CGCO, ressaltando a adesão à proposta da nova gestão de integrar as atividades acadêmicas e administrativas. “O Siga X é uma plataforma de grande relevância por se tratar de uma atividade de suporte essencial. Com seu aprimoramento, todos os professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade serão beneficiados. Esse avanço no Siga X tornará o sistema de gestão acadêmica mais integrado, funcional e acessível, contribuindo significativamente para a rotina acadêmica de alunos, professores e técnicos-administrativos.”

A apresentação das mudanças foi conduzida durante o evento pelos servidores do CGCO: Crystiam Kelle Pereira e Silva, Thiago Teixeira, Kimbow Clébicar e Ricardo Campos, que detalharam as novas funcionalidades e o cronograma de implementação.

Observatório de dados

Também foi lançado o Observatório de Dados da UFJF, um painel onde estão reunidos de forma dinâmica informações institucionais como número de alunos na graduação e da pós-graduação, presencial e a distância, dos dois campi. Pelo painel, o usuário poderá selecionar filtros temporais, gênero e raça, localidade de residência, etc. 

Interface do Observatório de Dados: sistema integrado que compila painéis interativos com informações institucionais (Ilustração: CGCO)

Atualmente, a página está em desenvolvimento e disponível exclusivamente para os usuários da rede interna da Universidade. Contudo, a previsão é que, em breve, os dados sejam acessíveis ao público em geral.

O painel foi idealizado pelo servidor Ricardo Campos e ganhou apoio com a chegada do pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira, estatístico e pesquisador da área de dados. “O observatório de dados vai permitir que a gente acompanhe o dia a dia da Universidade em números para que decisões possam ser tomadas baseadas em evidências, baseadas em números. E isso vai certamente aumentar a eficiência e vai aumentar os nossos acertos na gestão da Universidade como um todo”, comentou o pró-reitor.

Vieira também destacou que o painel foi estruturado para ter uma interface amigável e responsiva, podendo ser utilizada em celulares. Além disso, “reduzirá significativamente o tempo necessário para que possamos obter informações e resultados”, conclui.