O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Urologia (Nipu), junto ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve o artigo “Tuberculose Urogenital e Diagnóstico Tardio: Um estudo Qualitativo” (Urogenital Tuberculosis and Delayed Diagnosis: A Qualitative Study) divulgado na revista Urology Research & Practice. O Nipu é parte  do  Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF, criado em 2005 por iniciativa da Faculdade de Medicina. 

A revista do Reino Unido oferece uma plataforma para a disseminação de pesquisas relevantes e inovadoras, sendo um ponto de referência para profissionais da área de urologia. O artigo figura ao lado de outros três, também publicados recentemente em periódicos internacionais, demonstrando como o núcleo e o HU figuram como importantes centros nacionais de pesquisa clínica em Tuberculose Urogenital.

Prostate Tuberculosis: six forms of clinical presentation
Ureteral obstruction may activate kidney latent tuberculosis. A qualitative study
The prevalence of urogenital tuberculosis in people living with HIV

 Com o objetivo de identificar as causas dos diagnósticos tardios de Tuberculose Urogenital (TBUG), a pesquisa realizada pelos urologistas Augusto Barreto, Humberto Lopes, José Murillo Bastos Netto e André Avarese de Figueiredo contou com uma metodologia de estudo qualitativo. Foram entrevistados oito pacientes diagnosticados com a doença e atendidos no HU-UFJF.

 “A pesquisa permitiu compreendermos as causas do atraso no diagnóstico nestes pacientes, usando uma metodologia diferente da usual”, relata Barreto, médico do HU-UFJF. O profissional reforça a importância do diagnóstico precoce para evitar maiores danos ao sistema urinário. Por meio da pesquisa, também foi possível identificar que o acesso ao sistema público e ao sistema privado de saúde não influencia no atraso do diagnóstico. Dentre as outras causas investigadas, encontram-se a falta de suspeita clínica e radiológica e o desconhecimento das características da TBUG como as principais razões para o diagnóstico tardio.

Tuberculose Urogenital (TBUG)
A Tuberculose Urogenital é uma infecção silenciosa que pode ser difícil de diagnosticar, por ter sintomas comuns a outras doenças, e muitas vezes é identificada tardiamente. São sintomas da TBUG: febre, tosse persistente, infecção urinária, dor ao urinar, dor na região lombar e sangue na urina. 

O tempo de latência entre a primeira infecção e as manifestações da doença pode variar entre cinco e 30 anos. A TBUG é mais frequente em homens, rara em crianças e com pico de incidência entre 20 a 40 anos de idade. A melhor compreensão das características da doença é um tema importante na educação médica. Por isso, o ensino e a pesquisa são essenciais para o seu tratamento.

 Augusto comemora o reconhecimento: “Toda pesquisa realizada na instituição é uma conquista. A pesquisa clínica em medicina utilizando a metodologia qualitativa é importante, pois demonstra que é possível conciliar ensino, pesquisa e extensão com assistência de qualidade no SUS.”

Confira o artigo
Urogenital Tuberculosis and Delayed Diagnosis: A Qualitative Study