Professores da UFJF com propostas aprovadas no projeto Rondon passaram por reunião e viagem precursora para definir as estratégias de ação nas comunidades

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participará de quatro operações do Projeto Rondon no Sul de Minas Gerais. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon promove a integração social por meio da participação voluntária de universitários em soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.  A iniciativa tem o apoio do Ministério da Educação e das Forças Armadas. 

Os quatro professores da UFJF, coordenadores das propostas aprovadas, já visitaram as cidades que serão contempladas, reunindo-se com as prefeituras, escolas, lideranças e entidades para definir quais oficinas e projetos serão oferecidos nestes locais. As atividades serão realizadas por alunos voluntários entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro. As inscrições já estão abertas e vão até 8 de dezembro. Pelas parcerias do projeto com os municípios, é oferecido apoio logístico aos alunos como transporte, hospedagem e alimentação.

Iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa irá reunir cerca de 500 professores e universitários de todo país

O professor Fabrício Tinôco Alvim de Souza, da Faculdade de Odontologia, coordenará oficinas em Lambari, a 260km de Juiz de Fora, com oito estudantes de graduação. Podem participar alunos de diversos cursos. A intenção é que eles formem nas comunidades uma rede de multiplicadores dos projetos, tornando as ações permanentes nos municípios. Veja o edital. “Participarão em cada cidade, duas universidades diferentes, então, além da integração entre universidades distintas, há uma integração dos alunos com a cultura local”, cita o professor. 

Já a professora Roberta Passos do Espírito Santo, também da Odontologia, desenvolverá proposta em São Sebastião da Bela Vista, que fica a 320 km de Juiz de Fora. Serão selecionados seis graduandos e dois pós-graduandos para compor a equipe. Confira o edital

Todos os voluntários aprovados passarão por capacitação prévia para o desempenho de suas atividades. Ao todo, as operações do projeto Rondon irão contemplar 24 municípios, reunindo 504 professores e estudantes universitários de todo o Brasil.

Outra proposta aprovada é a do professor Fábio Lima, da Arquitetura e Urbanismo, a ser implementada em Monte Sião, a 428Km de Juiz de Fora, na divisa com o estado de São Paulo. As informações sobre este edital serão publicadas em breve na página da Pró-reitoria de Extensão. 

Governador Valadares

O campus avançado da UFJF também estará representado nas operações do Rondon. A professora Simara Regina de Oliveira Ribeiro, do Departamento de Educação Física teve proposta aprovada e irá atuar em Marmelópolis, município localizado a 737 km de Governador Valadares.

Apesar da distância, contamos com a parceria entre o Ministério da Defesa, a UFJF e a Prefeitura de Marmelópolis para garantir transporte e alojamento. A logística já estruturada inclui transporte coletivo para a equipe, hospedagem e suporte para deslocamentos internos durante a execução das ações”, explica Simara. Os oito estudantes voluntários de GV para o projeto já foram selecionados e também estarão em campo de 15 de janeiro  a 1º de fevereiro.

Para a docente, a vivência neste tipo de atividade extensionista “é essencial para a formação dos estudantes, pois oferece aprendizado prático em contextos reais, desenvolve habilidades como liderança, empatia e trabalho em equipe, além de promover uma visão crítica e ética sobre o papel social do profissional”.

Outras informações: https://www2.ufjf.br/proex/