Os espaços culturais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com diversas opções de programação, incluindo exposições, apresentações de teatro e até um laboratório de construção de presépios. Confira abaixo a agenda dos próximos dias.
Cine-Theatro Central
O essencial é invisível aos olhos
O Studio Viva Dança realiza, neste domingo, 8, às 19h30, o espetáculo de gala “O essencial é invisível aos olhos”. Tendo como inspiração a trajetória da vida humana, o elenco performa músicas nacionais que marcaram diferentes épocas e apresenta um corpo de baile de diversas faixas etárias. Leia mais.
Serviço:
Espetáculo: “O essencial é invisível aos olhos”
Data: 8 de dezembro, às 19h30
Local: Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro).
Ingressos: na bilheteria do Central, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e sábado,
das 9h às 12h, no Studio Viva Dança ou na loja Toda Balãozinho
Outras informações: (32) 2102-6329
Concerto “Novos Compositores”
Com ingressos gratuitos, o Cine-Theatro Central recebe, na terça-feira, 10 de dezembro, às 19h, o concerto “Novos Compositores”, celebrando uma década de criação do bacharelado em Composição Musical da UFJF. A Orquestra Acadêmica ocupa o palco sob a regência de Anna Lamha. Leia mais.
“Novos Compositores”.
Data: 10 de dezembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Cine-Theatro Central, Praça João Pessoa s/n – Centro
Ingressos: A distribuição gratuita se dá no período das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda
a sexta-feira, e entre 9h e 12h no sábado.
Classificação indicativa: 18 anos
Galeria Hélio Fadel
A ciência em conexão com a arte
Professora do Instituto de Ciências Biológica (ICB) da UFJF, Rossana Mello assina a mostra “A vida secreta das células imunes: Arte inspirada pela ciência”, que inaugura, na segunda-feira, 9 de dezembro, a Galeria Hélio Fadel, no prédio da Reitoria, no Campus. A exposição integra o 30º Seminário de Iniciação Científica da instituição, que tem sua abertura oficial às 9 horas, com palestra pública da pesquisadora no anfiteatro das Pró-reitorias.
A autora de “A vida secreta das células imunes: Arte inspirada pela ciência”, assinala que “como uma verdadeira fotografia artística, as imagens precisaram ser tecnicamente perfeitas, esteticamente bonitas, capturando um momento único”. Segundo ela, além de novas visões, ideias e conceitos, as imagens científicas também proporcionam emoção. As obras foram feitas em papel fotográfico Premium, nos tamanhos 30 cm X 40 cm e 40 com X 60 cm.
Forum da Cultura
Exposição de presépios natalinos chega à 36ª edição no Forum da Cultura da UFJF
Com o título de “Presépios da tradição natalina”, a nova mostra traz mais de 60 obras, que tem como objetivo principal oferecer ao público uma maneira de relembrar o nascimento de Jesus Cristo, importante figura para diversas religiões do globo e marco divisor temporal da história. Saiba mais.
Laboratório de Criação Artística: construindo Presépios
Com inspiração na exposição de “Presépios da tradição natalina”, em cartaz no Museu de Cultura Popular da UFJF, o Forum da Cultura convida a comunidade a participar do “Laboratório de Criação Artística: construindo Presépios”, um espaço para desenvolvimento da criatividade e habilidade manuais na construção de presépios em formato 2D (obra bidimensional definida em duas dimensões planas – altura e largura – sem profundidade). O laboratório ocorre na terça-feira, dia 10 de dezembro, das 14h às 17h. As inscrições, gratuitas e abertas ao público em geral, podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/LabCrArt_MCP
Museu de Arte Murilo Mendes
Universos insólitos, figuras fantásticas: James Ensor e a Coleção Murilo Mendes
O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) apresenta a exposição Universos insólitos, figuras fantásticas: James Ensor e a Coleção Murilo Mendes. Em cartaz na galeria Retratos-Relâmpago, a mostra evidencia a obra de James Ensor, artista belga de grande relevância para a história da arte moderna, e destaca seu diálogo com a Coleção Murilo Mendes. Único acervo público brasileiro com obras de Ensor, o MAMM, com esta exposição, celebra duas efemérides: os 75 anos da morte do artista, completados em novembro, e o centenário do surrealismo, movimento que permeia a coleção muriliana. Veja mais informações.
Serviço:
Exposição: Universos insólitos, figuras fantásticas: James Ensor e a Coleção Murilo Mendes
Local: Galeria Retratos-Relâmpago, Museu de Arte Murilo Mendes
Endereço: Rua Benjamin Constant, 790
Visitação: terça a sábado, das 9h às 18h. Domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada gratuita
Outras informações: (32) 2102-3583 ou producao.mamm@ufjf.br