A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nos dias 5 e 6 de dezembro, o “I Congresso Práticas de ensino de Língua e Literatura na Educação Básica: consolidações e desafios”. O evento é organizado pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e o Programa de Pós Graduação da Faculdade de Letras e tem como objetivo principal promover um espaço de trocas entre docentes dos mais variados níveis.
A programação conta com práticas atreladas ao ensino de Literatura e aos eixos de ensino de Língua Portuguesa, como leitura, produção de textos orais e escritos e análises linguística e de semiótica. Além disso, serão apresentados trabalhos que buscam promover o uso da tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa, o emprego da música como incentivo à reflexão literária e linguística e o impacto de atividades universitárias extensionistas no ensino básico. Todas as atividades são presenciais.
Para Natália Sathler, coordenadora do ProfLetras e organizadora do evento, o congresso é uma oportunidade imperdível para aprender com professores de diferentes locais do país. “As inovações nas práticas de ensino, em um país tão grande quanto o Brasil, sempre nos surpreendem. Então poder receber professores de outras regiões, que têm atuado na formação de professores, faz com que perspectivas distintas e pesquisas diferentes cheguem de uma forma mais direta e rápida aos professores da nossa cidade.”
Um dos destaques da programação é a presença do professor Clécio Bunzen, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que irá tratar do entrelaçamento entre o ensino de Literatura e Linguística. Outro destaque é a participação do professor da UFJF, Tiago Torrent, que tem feito palestras em todo o Brasil sobre a relação do ensino com a Inteligência Artificial (IA). O professor realiza uma oficina que apresenta e problematiza, de forma prática, o uso de ferramentas de IA para o ensino de Língua Portuguesa.