Em novembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu cerca de 1.300 calouros nos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares. Ao todo, a instituição possui cerca de 15 mil estudantes na graduação (presencial e a distância) e 2.600 na pós-graduação. E, para reunir e pleitear as demandas dos alunos, é fundamental o papel das representações estudantis. São elas que garantem o cumprimento dos direitos e lutam por melhorias na educação, além de darem apoio e orientações sobre a vida acadêmica.
No Brasil, historicamente o movimento estudantil é responsável por levar às ruas milhares de jovens em defesa da democracia, da igualdade de direitos, do acesso à educação, entre outras pautas importantes para a vida social e política do país. Exemplo são as articulações ligadas ao passe livre, para o transporte público.
Na UFJF, as representações estão concentradas no Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Associação de Pós-Graduandos (APG), em 20 Diretórios Acadêmicos (DAs) e em oito Centros Acadêmicos (CAs). Já em nível estadual, há a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e, na esfera nacional, a União Nacional dos Estudantes (UNE), que representa também os secundaristas.
Confira o especial Além da Sala de Aula
Coletivos: espaços de mobilização, reflexão política e ação social
Empresas juniores permitem desenvolvimento profissional e contato com mercado de trabalho
Programas e grupos de educação tutorial reúnem mais de 150 bolsas
Ligas acadêmicas oferecem oportunidade da ampliar estudos e prática profissional
O que é o DCE?
O DCE é a principal entidade representativa dos estudantes de graduação, responsável por defender os direitos estudantis e promover atividades culturais e de integração. Os membros do DCE atuam nos principais órgãos deliberativos da Universidade, como o Conselho Superior (Consu) e o Conselho Setorial de Graduação (Congrad), participando ativamente em decisões que impactam a vida acadêmica. Atualmente, o DCE está sob a gestão “O DCE Não Pode Parar” (2024-2025).
Para os calouros, o DCE disponibiliza canais de comunicação e a ouvidoria para responder às dúvidas e preocupações dos novos alunos. Além disso, fornece um manual com informações essenciais sobre a universidade, incluindo um mapa do campus para facilitar a adaptação dos estudantes ao ambiente universitário. O Diretório também realiza eventos culturais, debates e ações que aproximam a entidade dos estudantes, fortalecendo a participação e integração estudantil.
Internamente, o DCE é estruturado em dois setores: executiva e pastas plenas. A executiva inclui cargos como coordenação-geral, tesouraria, secretaria-geral, relações institucionais e coordenação da comunicação. Já as pastas pastas se dividem em: pasta de Mulheres, Combate ao Racismo, Assistência Estudantil, Meio Ambiente, Transporte, Infraestrutura e Acessibilidade, Esportes, Moradia Estudantil, Movimento Social e Estudantil, Saúde Coletiva, e Cultura.
Para Lyon Vitor, um dos coordenadores-gerais do DCE, um dos principais objetivos da entidade é ajudar na adaptação dos estudantes e promover um ambiente mais interativo e saudável. “Nós mantemos o compromisso de servir aos estudantes, lutar e construir caminhos para melhorias na vida dos discentes e dos futuros ingressantes da nossa Universidade. Estamos conseguindo isso através de eventos culturais, debates e ações que aproximam a entidade dos estudantes, fortalecendo a participação e integração estudantil.”
Diretório e Centro Acadêmico
Na UFJF, os Diretórios e Centros Acadêmicos, assim como o DCE, desempenham a função de mediar a relação entre alunos, professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e órgãos da Universidade. A diferença é que os DAs e CAs são representantes dos alunos dentro de cada unidade acadêmica, sendo que os DAs podem abranger mais de um curso.
A principal atividade dos DAs e CAs é garantir que a comunidade acadêmica seja ouvida pelas instâncias superiores da faculdade. A realização de eventos, campanhas, criação de ligas também são atribuições dos DAs e CAs. Através do Conselho de DAs e CAs (Concada), os diretórios e centros conseguem manter relações entre diferentes unidades acadêmicas e com o DCE, com o objetivo de compreender as dificuldades e demandas dos alunos.
Cada DA e CA tem uma forma própria de organização interna, e para fazer parte é necessário participar do processo eleitoral. O primeiro passo é organizar um grupo de alunos com interesses comuns e montar uma chapa. Depois, são realizados debates entre as chapas, onde cada uma pode apresentar suas propostas para os alunos. Por último, os alunos votam, e a chapa que obtiver mais votos é escolhida para representar os discentes.
A estudante Ester Soares, coordenadora de secretaria do Diretório Acadêmico Celina Viegas, da Faculdade de Enfermagem, conta que, além de entender as demandas do grupo, “o DA é um meio de se aproximar dos discentes de diversos períodos, ganhar horas complementares e desenvolver habilidades de comunicação e liderança.”
Conheça as representações estudantis:
Diretório Central dos Estudantes (DCE)
Associação de Pós-Graduandos (APG)
DAs e CAs da UFJF:
Juiz de Fora
Diretório Acadêmico da Administração
Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau)
Diretório Acadêmico de Ciências Exatas
Centro Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas – CABach
Diretório Acadêmico da Computação (Diretório Acadêmico Ada Lovelace)
Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas (Diretório Acadêmico Beth Bessa)
Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis
Diretório Acadêmico de Ciências Sociais (Diretório Acadêmico Darcy Ribeiro)
Diretório Acadêmico da Faculdade de Comunicação (Diretório Acadêmico Vladimir Herzog)
Diretório Acadêmico Gabriel Pimenta
Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia (Diretório Acadêmico Gerardo Barbosa)
Diretório Acadêmico da Faculdade de Enfermagem (Diretório Acadêmico Celina Viegas)
Diretório Acadêmico Clorindo Burnier – DAEng
Centro Acadêmico do curso de Estatística
Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia – DAFF
Centro Acadêmico do curso de Filosofia (Centro Acadêmico Mário José dos Santos)
Diretório Acadêmico do curso de Física (Diretório Acadêmico José Roberto Tagliati)
Diretório Acadêmico do curso de Fisioterapia (Diretório Acadêmico 13 de outubro)
Diretório Acadêmico de Geografia (Diretório Acadêmico Leonardo Carneiro)
Centro Acadêmico de História (Centro Acadêmico Galba Di Mambro)
Centro Acadêmico do curso de Letras (Centro Acadêmico Murilo Mendes)
Diretório Acadêmico da Matemática (Diretório Acadêmico Maria Julieta)
Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina (Diretório Acadêmico Hésio Cordeiro)
Diretório Acadêmico da Medicina Veterinária
Diretório Acadêmico do Curso de Nutrição (Diretório Acadêmico Arlete Rodrigues Vieira de Paula)
Diretório Acadêmico do curso de Pedagogia (Diretório Acadêmico Murílio de Avellar Hingel)
Centro Acadêmico do curso de Psicologia (Centro Acadêmico Iara Iavelberg)
Governador Valadares
Diretório Acadêmico do curso de Odontologia
Diretório Acadêmico do curso de Nutrição
Diretório Acadêmico do curso de Fisioterapia
Diretório Acadêmico de Medicina (Diretório Acadêmico Vinícius Vieira)