O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece duas oficinas que contemplam as áreas de música e dublagem na quarta, 27, e na sexta-feira, 29. São elas: “Oficina Visão Sistêmica da Música” e “Oficina de dublagem: versão brasileira”. As atividades integram a programação de fim de ano do espaço. As oficinas são gratuitas e abertas ao público em geral.
Oficina Visão Sistêmica da Música
Explorar novas possibilidades visuais para uma música. Essa é uma das principais propostas da oficina “Visão Sistêmica da Música”, oferecida pelo doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFJF, Paulo Vilela.
Por meio de uma ferramenta específica, Paulo oferecerá aos participantes uma nova possibilidade de experimentar música. Trata-se de um programa de computador que, por meio de diagramas visuais, auxilia a uma melhor contemplação, entendimento e interpretação de conteúdos e mensagens repassadas por canções.
Ao longo da oficina, será possível conhecer todo o processo de construção do diagrama da canção “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, além de discutir como ele pode ser usado como ferramenta pedagógica no ensino de música, meio ambiente e português, entre outras áreas do conhecimento.
Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver em conjunto com o ministrante a visão sistêmica de uma nova música.
A oficina acontece nesta quarta-feira, 27, das 14h às 17h. Não é necessário trazer nenhum tipo de material. Será emitido certificado de participação.
Acesse o formulário on-line de inscrição.
Oficina de dublagem: Versão Brasileira
Dando prosseguimento ao projeto “Versão Brasileira”, série de oficinas com foco em dublagem e acessibilidade para o audiovisual, o Forum da Cultura foi o local escolhido para receber o novo módulo que traz como temática “Corpo & Voz”. A oficina ocorre na na sexta-feira, 29, das 14h30 às 17h30.
O projeto, criado pelos dos estudantes de cinema Erick Veríssimo e Filipe Serra, é fruto da paixão de ambos pela dublagem brasileira e da vontade de abordar a temática no âmbito de Juiz de Fora. A iniciativa artística foi contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística da UFJF (Pibiart 2024/25), com o objetivo de proporcionar um ambiente de imersão teórica e prática, em que os participantes possam discutir, interagir e realizar atividades relacionadas ao tema.
Além dos bolsistas, a oficina contará com a orientação da professora, ex-diretora da Faculdade de Comunicação (Facom) e atual diretora do Forum da Cultura da UFJF, Marise Mendes. Com sua experiência como atriz no Grupo Divulgação e ministrando a disciplina de Comunicação e Expressão Oral na faculdade, Marise abordará aspectos da linguagem oral e suas articulações, e de que forma nossas expressões corporais impactam nos processos de comunicação.
A oficina é aberta ao público em geral, com foco em pessoas que tenham interesse na dublagem, independentemente da idade ou experiência.
O primeiro encontro ocorreu no dia 14 de novembro, no Memorial da República Presidente Itamar Franco, e o projeto segue com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, até julho de 2025.
De acordo com as normas do Pibiart, os certificados de participação são conferidos apenas aos participantes que alcançarem no mínimo 75% de presença ao longo do projeto.
Acesse o formulário on-line de inscrição.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, na Rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Outras informações:
(32) 2102-6306 – Forum da Cultura da UFJF
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf