O Forum da Cultura da Universidade Federal da Juiz de Fora (UFJF) chega à última exposição selecionada através do Edital de Ocupação da Galeria de Arte do ano de 2024. As paredes do espaço cultural recebem a mostra “Paisagem”, composta por telas da artista plástica Martha André. O vernissage, gratuito e aberto ao público em geral, ocorre nesta terça-feira, 26, partir das 18h30.
Ao todo, estarão em exibição 15 obras criadas entre os anos de 2009 e 2011, que representam recortes do cotidiano, objetos do dia a dia, paisagens naturais, flores e cenas que nascem da própria imaginação da artista. “A minha pintura é muito expressiva, carregada de emoção. Não busco me prender a nenhum planejamento. A partir do momento em que inicio o processo de criação, lanço as tintas e a obra naturalmente surge. Acredito que se trata de uma pulsão artística, quase que cósmica”, explica a Martha.
Ao longo da mostra, o público terá contato com diferentes estilos artísticos, tendo, assim, uma experiência plural. A artista apresenta trabalhos com a linguagem expressionista, marcada por suas cores fortes e traços desfigurados; a linguagem abstrata, que foge à realidade com auxílio de linhas, manchas de cor e texturas; e a linguagem figurativa, expressão do real, sem necessariamente ser uma reprodução fidedigna do que é representado.
As técnicas escolhidas por Martha também merecem destaque. As clássicas óleo e acrílico sobre tela trazem a intensidade e o brilho das cores. O pontilhismo, famosa técnica que surgiu na França do século XVII, provoca uma instigante mistura ótica por meio de seus múltiplos pontos coloridos estrategicamente colocados uns próximos aos outros. Também foi utilizada uma técnica mista com marmorite, material aplicado como revestimento de paredes e bancadas, que oferece um efeito estético singular, graças à mistura de fragmentos de mármore.
Telas como “Vitória Régia – Pantanal” e “Girassóis” revelam as belezas da natureza em uma miscelânea de tons e camadas de tintas vivazes. Já a obra “Paisagem” transporta os visitantes até à pequena cidade de Aiuruoca (MG), apresentando algumas das montanhas mais emblemáticas da localidade.
Toda essa riqueza visual é a garantia de um momento de descanso para a mente e os olhos, constantemente expostos a múltiplas informações e decodificação de mensagens. “O objetivo dessa exposição é que as pessoas apreciem as obras, que sintam tranquilidade e harmonia ao observar as telas com toda a intensidade das cores presente, e, claro, que também possam absorver todo o amor e inspiração com os quais busquei produzir cada trabalho”, conclui a artista.
Martha André foi uma das artistas selecionadas pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum 2024, cujo resultado foi divulgado no dia 15 de março.
A mostra fica em cartaz até o dia 13 de dezembro, com visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
Mais sobre a artista
Nascida em Sobragi (MG), desde cedo estabeleceu-se em Juiz de Fora, onde frequentava assiduamente a Galeria de Arte Celina Bracher. O contato com a arte foi como uma semente que germinou, floresceu e deu belos frutos. No ano de 1995, aos 53 anos de idade, a artista decide se dedicar às artes plásticas, pintando telas e criando esculturas.
Com o passar dos anos, desenvolveu suas técnicas e produziu diversas obras. Em 2009, inaugurou um espaço na Galeria Constança Valadares, a fim de expor e comercializar seus trabalhos, além de também oferecer a oportunidade a outros artistas para apresentarem suas obras.
Ao longo de sua trajetória, já realizou diversas exposições em espaços como Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, Faculdade Estácio de Sá, Fórum – Palácio da Justiça, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e, inclusive, no Forum da Cultura. Seus trabalhos também atravessaram as fronteiras de Juiz de Fora e do Brasil, chegando a cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, e a países como Noruega, Itália, Uruguai, Alemanha e França. Ela faz parte da Academia de Artes da América Latina, em São Paulo.
Atualmente, Martha André segue com seu ateliê e realiza novos projetos pictóricos.
Galeria de Arte
O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas, que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos. Em janeiro de 2024, o espaço passou por reforma, substituindo as antigas placas de madeira por novas, garantindo assim, um espaço renovado com estruturas reforçadas para as mostras a serem expostas. O sistema de iluminação também foi renovado, possibilitando mais destaque para as obras em exibição.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, na Rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Outras informações:
(32) 2102-6306 – Forum da Cultura da UFJF
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf