O Museu de Arte Murilo Mendes sedia, nesta sexta-feira, 22, às 19h, um encontro sobre psicanálise e arte que reúne o professor de psicopatologia clínica Jean-Michel Vives, da Université Côte d’Azur, e o supervisor do Memorial da República Presidente Itamar Franco, Tarcisio Greggio. O evento é gratuito, concedendo certificado aos participantes. As inscrições on-line encontram-se abertas através deste formulário.
Na conferência de Vivès, denominada de “Por que a música?”, ele analisa as relações entre música e sublimação. “Não é no sinal sonoro que se encontra a música, mas na intenção que ali se projeta. Um gato andando sobre as teclas de um piano cria música? Sem a intenção, os sons do piano permanecem exatamente como sons”, destaca.
Sob o ponto de vista da psicanálise, ele discorre sobre a importância da música e dos sons, citando que nem todos os sons fundamentais são necessariamente musicais. “Quando seu timbre, sua duração e sua altura são manipulados, o som passa a carregar uma vontade de expressão, tornando-se, assim, uma arte sonora”. Vivès é autor de diversos livros e artigos publicados na França, no Brasil e em outros países, sendo o prefaciador da obra de Greggio.
Logo após a conferência do professor, o supervisor do Memorial lança “Psicanálise da moda”. Em sua abordagem, Greggio expõe uma situação em que, a cada dia, a imagem de uma pilha de roupas usadas e exauridas é vista por alguém convencido de que não tem nada para vestir.
“De onde a moda retira sua capacidade de fazer com que armários abarrotados de roupas pareçam sempre vazios?”. Essa é uma das perguntas centrais de Greggio, que parte da obra de Helmut Newton, fotógrafo emblemático de moda, para lançar suas reflexões. “A moda é um fenômeno avassalador. Todos os dias, milhares de peças de roupa saem de croquis para máquinas de costura; de depósitos sem luz e sem vida para fotografias e filmes deslumbrantes”.
O livro conta também com a participação dos professores Marco Antonio Coutinho Jorge (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj) e de Mário Eduardo Costa Pereira (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp). Greggio é doutor em psicologia pela Université Côte d’Azur e em psicanálise pela Uerj.
Para mais informações sobre o evento, acesse o Instagram @tarcisiogreggio.
Veja o convite dos palestrantes em vídeo no perfil da UFJF no Instagram:
Psicanálise & Arte no Mamm UFJF
Serviço
Evento: Arte & Psicanálise
Lançamento do livro “Psicanálise da moda: Além da fotografia de Helmut Newton, uma estética beira a perversão”, de Tarcisio Greggio
Conferência com Jean-Michel Vives e Tarcisio Greggio
Data: 22 de novembro, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Rua Benjamin Constant 790 – Santa Helena
Inscrições: bit.ly/artepsi
Siga a UFJF nas redes sociais:
Instagram: ufjf
X: ufjf_
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial