A Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra da UFJF (Laspon) está com inscrições abertas para a entrada de novos membros. Estão disponíveis 32 vagas divididas igualmente entre os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário até 1º de dezembro.
O objetivo da Laspon é a promoção da saúde da população negra de forma integral, visando a formação de acadêmicos capacitados a identificar e combater o racismo estrutural no fornecimento de saúde. A Liga fomenta o acesso à serviços de saúde de qualidade para a população negra. Ao mesmo tempo, através de conhecimentos compartilhados em aulas teóricas e atividades de intervenção na comunidade, beneficia os acadêmicos com uma formação complementar e a comunidade com a prestação de serviços.
Para estar apto a concorrer às vagas, o acadêmico deve estar cursando entre o 1° e 11° período, no caso dos discentes de Medicina, ou entre o 1° e o penúltimo ano de formação para os demais cursos. Os candidatos devem ter matrícula ativa em um dos cursos citados acima e, se forem aprovados, devem enviar o comprovante de matrícula para o e-mail de confirmação da seleção.
O processo seletivo é feito por meio de prova no dia 3 de dezembro às 19h na Faculdade de Medicina da UFJF. A prova será composta por 20 questões objetivas e uma questão discursiva, que só será corrigida caso o candidato alcance 60% de acertos nas questões objetivas. O material a ser estudado para o processo seletivo pode ser encontrado em link disponibilizado na bio do Instagram da Laspon (@lasponufjf).
O gabarito será liberado em até 24 horas após a realização do processo seletivo. A lista de convocados será divulgada também no Instagram da Laspon. O resultado será anunciado até o dia 10 de dezembro.
As atividades de extensão terão início em dezembro de 2024. Estão previstas também aulas quinzenais ministradas de forma presencial ou remota às 19h em datas pré-definidas. Aqueles que comparecerem a pelo menos 75% das atividades da Liga receberão certificado. A duração total das atividades da Liga será de 60 horas.
Outras informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital.